Paladar

Comida

Comida

ONU cria Dia da Gastronomia Sustentável

Pela primeira vez, Assembleia Geral da ONU aprova uma resolução reconhecendo a relação entre a gastronomia e a sustentabilidade

07 dezembro 2016 | 18:04 por Roberto Smeraldi

Especial para o Estado

A Assembleia Geral da ONU acaba de aprovar uma resolução (o instrumento mais alto da diplomacia internacional) sobre gastronomia sustentável. É a primeira vez que gastronomia em geral é objeto de reconhecimento oficial da Assembleia Geral da ONU e, coincidentemente, ganha esse status na hora em que se aponta para seu papel na sustentabilidade.

A resolução reconhece a gastronomia como expressão cultural, o que já acontecia no nível de agências especializadas da ONU como a Unesco, mas agora isso é levado ao nível da Agência, portanto nível político. E também servirá como instrumento de desenvolvimento econômico e social.

 

  Foto: Evan Sung|NYT

A resolução institui também 18 de junho como Dia Mundial da Gastronomia Sustentável e dá orientações para que países, além de  FAO e Unesco, celebrem a data.

O forte elo entre gastronomia e sustentabilidade é o assunto tratado na coluna Prato-Cabeça, publicada mensalmente no Paladar, pioneira na área.

Ficou com água na boca?