Paladar

Comida

Comida

Os 100 melhores pratos de São Paulo

O 'Paladar' organizou um guia confiável e isento elaborado a partir dos votos de 22 jurados, entre críticos, jornalistas e gastrônomos. Confira a edição de 2017/2018

13 dezembro 2017 | 23:05 por Redação Paladar

Tudo o que você precisa saber para comer bem na cidade está aqui. Reunimos as comidas favoritas de um grupo de 22 jurados divididas em dez categorias: cozinha brasileira, izakaya, peixe, massa, carne, prato vegetariano, sushi, hambúrguer, pizza e sobremesa. Além dos pratos, drinques e comidinhas. É um guia para guardar

+Saiba como foram eleitos os 100 melhores pratos de São Paulo

+Conheça os jurados que escolheram os 100 melhores pratos de SP

Cozinha brasileira

Cada vez mais madura, nossa cozinha merece espaço pela qualidade da oferta. Está deixando de lado a timidez de outros tempos e ganhando protagonismo nos cardápios. As especialidades vão do paranaense barreado ao baiano bobó de camarão. Sorte sua! 

 

Izakaya

Aprenda a dizer izakaya (pronuncia-se izakaiá). O boteco japonês – informal, barulhento, e com pratos sob medida para as bebidas – está em alta. 

 

Peixe e frutos do mar

Das vieiras com melão e ajo blanco do Tanit, nos Jardins, ao pescado do dia no alternativo Capivara, na Barra Funda, a oferta de bons peixes e frutos do mar só aumenta. 

 

Massa

A tendência de massa de autor segue firme, mas também cresce o gosto do paulistano por pastas de fora da Itália, como é o caso da japonesa misso ramen do Jojo Ramen. Há três reincidentes na lista: Tappo, Nino Cucina e Casa Europa. 

 

Carne

Esta categoria eclética agrupa pratos tão distintos quanto o Steak 60 do Rubaiyat e o yukohe, o steak tartar coreano do Komah. São as diferentes tentações da carne. 

 

Vegetariano

Legumes e verduras têm presença ainda muito tímida nos cardápios paulistanos, mas aos poucos começam a sair do nicho dos restaurantes vegetarianos. 

 

Sushi

Um dos pontos altos nessa cidade cheia de opções gastronômicas são os sushis de autor – custam caro, mas valem cada grão de shari (é assim que se chama o arroz do sushi). 

 

Hambúrguer

A lista dos melhores hambúrgueres da cidade não para de mudar, o que é ótimo para o paulistano. Quatro casas e seis sanduíches que não haviam sido apontados no ano passado estão entre os campeões. Tem hambúrguer tradicional que se aprimorou, ousadias que deram certo e, novamente, o destaque para as carnes suculentas chamuscadas na brasa. 

 

Pizza

As pizzarias andam mais preocupadas com o tempo de fermentação do que com o tipo de fermento. Foi essa a tendência que  prevaleceu. “A longa fermentação deixa a massa aerada e leve”, diz Alexandra Forbes. 

 

Sobremesa

As escolhas doces do ano rompem fronteiras, passando por Turquia, Japão e pelos sabores luso brasileiros. Nenhuma estava na seleção de 2016. 

 

Comidinha

Os dias não teriam a mesma graça sem as delícias que recheiam estas páginas. Indicamos as categorias, os jurados elegeram os melhores. 

 

Drinque

Os bares de coquetelaria se consolidaram de vez na cidade. Se alguns anos atrás era preciso caçar um drinque bem feito, hoje é difícil escolher aonde ir. Quer uma dica? Confira as indicações dessa página.

Ficou com água na boca?