Paladar

Comida

Comida

Os chefs que foram destaque na última década

Mais do que ganhar fama (o que obviamente não é privilégio dessa década), os chefs se uniram numa espécie de casta internacional nos últimos anos. Criaram uma grande comunidade, trocaram informações, técnicas, ficaram amigos, visitaram os restaurantes dos outros, dividiram fornos combinados. Ferran Adrià (de novo ele) foi o primeiro a abrir sua cozinha, seu laboratório e suas fórmulas a outros cozinheiros, generosamente. Além de ampliar os limites da gastronomia, acabou criando outra grande marca da cozinha atual: a troca. Ponto para quem compartilha. Os chefs que destacamos não são necessariamente os melhores ou os mais importantes, mas aqueles que fizeram trabalhos relevantes no período. Ah, os tempos também foram marcados pelos chefs-celebridade-de-tevê.

23 setembro 2015 | 21:39 por redacaopaladar

FOTO: Olivia Harris/ Reuters

Ferran Adrià

É o grande nome. Revolucionou a gastronomia ao aliar pesquisa, tecnologia e método e colocou os cinco sentidos no menu degustação.

FOTO: Divulgação

Jamie Oliver

Celebridade da TV, nesse período levantou a bandeira da boa alimentação e construiu um império de restaurantes, livros e programas.

LEIA MAIS

+ Quais foram os grandes destaques na gastronomia nos últimos dez anos 

FOTO: Filipe Araújo/ Estadão

Alex Atala

Dono do D.O.M., do Dalva e Dito e do Bar Riviera, é o porta-voz da cozinha brasileira no exterior e divulgador de produtos nativos.

FOTO: Iara Morselli/ Estadão

Helena Rizzo

Com técnicas a serviço do sabor e da delicadeza, Helena, eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014, fez do Maní um expoente.

FOTO: Christian Charisius/ Reuters

René Redzepi

O chef deu fama à cozinha nórdica trabalhando ingredientes autóctones com uma fusão de técnicas contemporâneas e ancestrais.

FOTO: Charles Platiau/ Reuters

Alain Ducasse

Maior estrela e maior empresário da alta gastronomia francesa, foi o primeiro chef a ter 6 estrelas Michelin – e hoje tem 21 delas

FOTO: Divulgação

Gastón Acurio

É o grande divulgador da cozinha peruana. Usou a gastronomia como ferramenta de inclusão social e de combate à pobreza.

FOTO: Rafael Arbex/ Estadão

Jun Sakamoto

Ganhou notoriedade fazendo sushis autênticos e precisos – sem concessões – longe da Liberdade. Estabeleceu novo padrão.

FOTO: Filipe Araujo/ Estadão

Mara Salles

Grande pesquisadora da cozinha brasileira, comanda o Tordesilhas há 25 anos. É madrinha de uma geração inteira de chefs.

FOTO: Alexandre Campbell

Claude Troisgros

Membro de célebre clã, foi pioneiro no uso de ingrediente brasileiro com técnica francesa. É a celebridade televisiva no Brasil.

FOTO: Gabriele Stabile/ Reuters

David Chang

Dono do império Momofuku, pôs na moda a cozinha coreana ao popularizar o kimchi. Lançou a revista Lucky Peach em 2011.

FOTO: Helvio Romero/ Estadão

Joan Roca

Ao lado dos irmãos Jordi e Josep, comanda o espanhol El Celler de Can Roca, hoje restaurante nº 1 do mundo na lista britânica 50 Best.

>>Veja a íntegra da edição especial de aniversário de 24/9/2015

Ficou com água na boca?