Paladar

Comida

Comida

Os melhores panetones e chocotones de 2019

Confira a lista de vencedores em cada categoria e entenda como é feito o ranking da megadegustação do 'Paladar'

05 de dezembro de 2019 | 06:00 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Fim de ano chegou: prateleiras estão abarrotadas de panetones e chocotones. Para ajudar você na hora da compra, o Paladar foi às ruas fazer um levantamento da safra de 2019. Com uma lista de 100 receitas em mãos, afunilamos a peneira e colocamos 50 produtos à prova, em uma megadegustação que contou com júri de especialistas.   

Os melhores panetones

Não foi fácil escolher - a gama de panetones à venda aumenta a cada ano. Depois de uma pré-seleção, 25 produtos foram colocados à prova de um júri formado por especialistas. Em busca de um panetone com boa textura, aroma adequado e frutas bem distribuídas, os jurados escolheram os dez melhores da temporada. Confira como ficou o ranking e a avaliação dos outros 15 classificados.

Os melhores chocotones

Assim como nos panetones, 25 chocotones se classificaram para a megadegustação. Para se encaixar na categoria, era preciso ter gotas ou pedaços de chocolate entremeados à massa - versões trufadas ou com recheio cremoso injetado ficaram de fora. E tudo bem se houvessem frutas em jogo também. A regra é clara: se tem chocolate, é chocotone. Veja quais são os dez vencedores e a avaliação dos outros 15 classificados.  

 

 
 

Os mais baratos

Pensando na questão do orçamento, fizemos um outro recorte para a seleção de panetones e chocotones do Paladar. Confira a lista com opções por até R$ 50.

 

Cinquenta panetones e chocotones foram avaliados na megadegustação em 2019.

Cinquenta panetones e chocotones foram avaliados na megadegustação em 2019. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Saiba como é feita a degustação 

Formado por oito especialistas escolhidos a dedo - entre chefs, confeiteiros, professores de gastronomia e jornalistas -, o júri foi dividido em dois times. Enquanto Giuseppe Gerundido, Heloísa Rodrigues, Lucas Corazza e Fellipe Zanuto receberam a missão de eleger os dez melhores panetones da safra, Nathalia Gonçalves, Bertrand Busquet, Carla Peralva e Joyce Galvão saíram à caça dos melhores chocotones. Confira os bastidores.

Jurados avaliam 50 panetones e chocotones na megadegustação do 'Paladar'.

Jurados avaliam 50 panetones e chocotones na megadegustação do 'Paladar'. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ficou com água na boca?