Paladar

Comida

Comida

Os melhores panetones e chocotones de 2020

Degustação às cegas – e à distância – colocou à prova 20 receitas, de diferentes marcas, e elegeu os campeões

04 de dezembro de 2020 | 13:28 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Tradição é tradição, ainda mais quando é natalina. Portanto, apesar da pandemia do novo coronavírus e das recomendações de isolamento social por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Paladar deu um jeitinho para colocar de pé sua degustação de panetones e chocotones.

Degustação de panetones e chocotones do 'Paladar' colocou 20 produtos à prova em 2020.

Degustação de panetones e chocotones do 'Paladar' colocou 20 produtos à prova em 2020. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Dessa vez, não houve um grande encontro na cozinha de produção do caderno, como era de praxe, e a gama de produtos avaliados também foi cortada pela metade - ossos da nova realidade. O que importa é que, mesmo assim, conseguimos analisar 20 panetones e chocotones para escolher os três campeões em cada categoria, além de juntar impressões sensoriais (textura, sabor e aroma) sobre os demais - assim você não precisa tentar adivinhar qual deles deve agradar ao seu paladar.

+ Os melhores chocotones de 2020

Por conta da pandemia, degustação neste ano ocorreu de forma virtual.

Por conta da pandemia, degustação neste ano ocorreu de forma virtual. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A pré-seleção não foi nada fácil, ainda em novembro, fomos a campo pesquisar o que padarias, confeitarias e a grande indústria tinham para oferecer na temporada. A partir desse levantamento, montamos a primeira lista com aproximadamente 100 panetones. Para chegar aos 20, levamos em conta a reputação das marcas, sua relevância no mercado, os ingredientes da receita e modo de preparo. Invencionices muito distantes do que é tradicional foram eliminadas de cara – vide as versões com excesso de recheio. A regra é clara: frutas, castanhas e gotas de chocolate devem estar entremeados à massa e não concentrados no centro.

+ Confira como foi feita a degustação

Oito jurados, quatro em cada time, avaliaram os produtos às cegas (sem saber as marcas). A degustação foi feita à distância, cada um em seu quadrado, mas simultaneamente – chamadas de vídeo deram conta de reunir todo mundo em segurança para debater sobre os panetones.

Os produtos receberam notas que, computadas, elegeram os três melhores da temporada 2020 em cada categoria. Portanto, não vá às compras antes de checar os resultados. O ano já foi difícil o bastante, ninguém merece terminá-lo com um panetone esfarelento ou um chocotone sem chocolate. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências