Paladar

Comida

Comida

'Paladar' apresenta dois novos colunistas

José Orenstein é o novo crítico de restaurantes enquanto Roberto Smeraldi estreia coluna mensal

12 agosto 2015 | 21:48 por Redação Paladar

O Paladar tem duas boas novidades e a primeira é a estreia do novo crítico de restaurantes, José Orenstein. Formado em História, José passou pela editoria de Política antes de virar repórter do Paladar, onde trabalhou por três anos e fez matérias notáveis, como a que mostrou problemas na cadeia do peixe em São Paulo ou a que esmiuçou o porquê dos altos preços em restaurantes paulistanos, pela qual levou o prêmio Estado de jornalismo. Filho de gourmets e estudioso dos assuntos que cercam a gastronomia, passou os últimos seis meses na Universidade Columbia, em Nova York, onde foi bolsista. Morou também em Paris e foi duas vezes ao Japão – para comer.

FOTO: Daniel Teixeira/Estadão

José Orenstein passa a assinar a coluna de restaurantes que tem formato inovador com muito mais serviço. Além do texto preciso e divertido que indica semanalmente um restaurante que vale (ou não) a refeição, uma ampla ficha traz comentários sobre a melhor ocasião para ir ao restaurante, a carta de vinhos e os preços. Haverá sempre indicação de algo imperdível e algo que é melhor evitar.

Como é tradição no Paladar, o crítico visita os restaurantes sem se identificar, vai, no mínimo, duas vezes a cada lugar, paga a conta e traz a nota. O Paladar não aceita cortesias e nem convites para almoço e jantar.

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Semana que vem

Na próxima semana, estreia a coluna mensal de Roberto Smeraldi. Italiano da Toscana, Smeraldi é um dos mais respeitados ambientalistas do Brasil, por mais de 20 anos à frente da ONG Amigos da Terra – Programa Amazônia. É vice-presidente do Instituto Atá. Especialista em sustentabilidade, trata o tema de maneira moderna, corajosa e sem preconceitos. Participa ativamente de eventos internacionais sobre o assunto e está sempre envolvido nas decisões relevantes. Colaborador esporádico do Paladar, há anos escreve artigos e reportagens, e integra o time do Paladar Cozinha do Brasil. Na nova coluna, vai juntar suas duas paixões, sustentabilidade e gastronomia, fugindo dos lugares-comuns.

CONHEÇA OS COLUNISTAS DO PALADAR

Roberto Smeraldi

Na terceira quinta-feira do mês

José Orenstein - AO PONTO

Semanal

Patrícia Ferraz - PRATO DO DIA

Semanal

Neide Rigo - NHAC!

Na primeira quinta-feira do mês

Heloisa Lupinacci - SÓ DE BIRRA

Semanal

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 13/8/2015

Ficou com água na boca?