Paladar

Comida

Comida

Paladar no Ar #1 - Estreia

Ouça a edição do programa de rádio do 'Paladar' de 30 de julho de 2016

01 agosto 2016 | 20:19 por Redação Paladar

Na Rádio Estadão 92,9 FM, o Paladar no Ar vai ao ar aos sábados das 10h às 11h, com reprise aos domingos das 9h às 10h. Em clima descontraído, o programa semanal trata de temas relevantes da gastronomia, com direito a convidados, sugestões de passeios e dicas de receitas. 

Primeiro bloco

Segundo bloco

Terceiro bloco 

 

Mergulhe no programa

● O espumante indicado é o Pizzato Brut Rosé Tradicional. A vinícola, na Serra Gaúcha, tem colecionado medalhas. O rótulo possui a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos.  

● No programa de estreia, brindamos ao brasileiro David Hertz, criador da ONG Gastromotiva, e ao italiano Massimo Bottura, chef da Osteria Francescana, em Módena, eleito este ano o melhor restaurante do mundo. Eles são responsáveis por um relevante projeto social que será realizado durante a Olimpíada: o Refettorio Gastromotiva, um restaurante onde as sobras de ingredientes da Vila Olímpica (que iriam para o lixo) serão usadas para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Massimo vai repetir o que fez em Milão no ano passado durante a Expo Milano. Abrirá restaurante abastecido pelas sobras dos ingredientes da Vila Olímpica em meio a Lapa, no Rio de Janeiro.

Massimo vai repetir o que fez em Milão no ano passado durante a Expo Milano. Abrirá restaurante abastecido pelas sobras dos ingredientes da Vila Olímpica em meio a Lapa, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

● Sobre lugares onde provar comidas incríveis de chefs consagrados pagando pouco: no El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, o menu-degustação de 15 tempos sai por 195 euros (R$ 761). Na casa dos pais do trio de chefs, o menu fixo sai por 11 euros. A comida é tradicional, reconfortante e deliciosa.

● São poucos os que comem pão de fermentação artesanal todo dia. No dia a dia, o que reina mesmo é o pão francês. Uma pena que, em São Paulo, ele ande tão ruim. Visitamos mais de 60 padarias para confirmar. 

● A alagoana Giovanna Grossi foi a primeira mulher a vencer a etapa brasileira do Bocuse D'Or, concurso considerado a Copa do Mundo da gastronomia. 

● A exposição Panoramas da Comida no Brasil, do fotógrafo Sergio Coimbra, está em cartaz no Unibes Cultural até o dia 8 agosto, com entrada gratuita. Nos finais de semana, há debates e feira de comida de rua. 

● A empresa Ava Winery diz que irá recriar o icônico Chateau Montelena 1973 sem usar uvas. O vinho foi o vencedor do célebre Julgamento de Paris, grande degustação às cegas organizada pelo inglês Steven Spurrier em 1976, em que vinhos californianos se saíram melhor que consagradas garrafas francesas.

● A loja Tem Café, em Higienópolis, só vende café em grãos ou moído na hora – de muitas variedades e diversos cantos do Brasil.

Barriga de porco com quirera de milho do Solo

Barriga de porco com quirera de milho do Solo Foto: Felipe Rau|Estadão

● Duas boas novidades da Rua Simão Álvares, em Pinheiros, visitadas pelo crítico do Paladar: Solo, contemporâneo sem afetação, e Kød, com foco na carne. E o bar recém-inaugurado bar Guarita.

● Em Lisboa, a Loja das Conservas e outras dicas para viajantes glutões.  

● Mais duas sugestões de receitas com sardinha: salada de tomate e sardinha e sardinha ao forno com limão e tomilho

● Fique com Noel Rosa, com Conversa de Botequim, e Frank Sinatra, com The Coffee Song

Até semana que vem!

Ficou com água na boca?