Paladar

Comida

Comida

Pequeninos na cozinha

20 março 2009 | 18:40 por redacaopaladar

Texto de Fernanda Araujo

Uma carruagem esculpida em cebola roxa levava Cinderela para o baile, enquanto uma moça com corpo de tomate e biquíni de pimentão tomava sol à beira da praia. Patinhos de ovos cozidos seguiam na direção contrária. Este era o cenário do corredor de acesso para ao curso Alimentos Divertidos, no Flat Perdizes, sábado (14).

Todo mundo de avental e chapéu para começarem as atividades: a breve apresentação da professora Ana Paula (endocrinologista e mãe) foi ilustrada por slides de legumes atraentes (quem diria?) e muitas histórias. “O que será que a Bela Adormecida comeu depois de passar 100 anos dormindo?”, pergunta Ana Paula. “Talvez um bolo de chocolate”, alguém arrisca baixinho. “Bem, depois de tirar 7kg de remela, o que ela precisava era de algo para enxergar melhor antes de descer as escadas do castelo.

A camareira teve uma ideia: que tal um alimento com uma vitamina boa para os olhos?” As crianças gritam ‘cenoura!’. Rapidamente, as assistentes da doutora distribuem faquinhas de plástico, palitos de dentes e pequenas cenouras, que logo virariam girafas. O pescoço de um dos bichos voa no meio da sala – já na primeira espetada -, enquanto uma perna é devorada.

Uma criança ajuda a outra e, em pouco tempo, surgem lindas girafinhas. Em seguida, Ana Paula explica que era preciso criar jacarés para o fosso do castelo. Eles defenderiam a princesa. Pepinos seriam as feras. Os cascos foram desenhados com ajuda das faquinhas e, os olhos, com feijões. “Nossa, é tão grande que nem cabe no prato”, exclama uma das garotas.

O robô guardião foi o próximo. De pepino, com botão de pimentão e detalhes em gergelim, era um pouquinho mais complicado. “A cabeça não para”, grita uma das alunas. Era preciso fincar o palito do corpo na cabeça (sim, pois os robôs tinham cada cabeção…).

Mas o melhor estava por vir: as alunas experimentam ao menos um pedacinho de pepino! As joaninhas, de tomate, azeitona e gergelim, foram mais fáceis – e saborosas, é verdade. Os itens não devorados durante o curso foram embalados para viagem. “Ah, e os outros bichos?”, alguém pergunta. Bem, dia 23 de maio, no mesmo Transamérica Flat Perdizes, Ana Paula fará um novo curso, com mais bichos e histórias.

Alimentos Divertidos. R. Monte Alegre, 835, Perdizes. Informações: 3801-2197.

Foto: Divulgação

Ficou com água na boca?