Paladar

Comida

Comida

Pequenos produtores de todo o mundo, uni-vos

Um espectro ronda as cozinhas criativas. E o Paladar já falou bastante no assunto: as dificuldades impostas aos pequenos produtores artesanais pelas leis sanitárias – e, por óbvio, as dificuldades que têm aqueles que querem ter acesso aos tais produtos para cozinhar. FOTO: Reprodução

18 dezembro 2012 | 09:08 por joseorenstein

É uma questão ainda em aberto no Brasil – e, vejam só, também na Espanha. No país que é talvez o epicentro da invenção gastronômica contemporânea, chefs do quilate de Andoni Aduriz, do Mugaritz, terceiro na lista da revista Restaurant, têm de se ver com as autoridades locais. Aduriz e equipe foram advertidos semana passada pela Anvisa lá do país Basco por usarem foie procedente de estabelecimento não autorizado.

A denúncia foi feita por um grupo de proteção aos animais. Em resposta, Aduriz resolveu abrir um debate “sincero y profundo” e lançou um manifesto – muito parecido ao lançado pelo Paladar meses atrás – pedindo estatuto diferenciado aos pequenos produtores. Lá como cá, as leis parecem não compreender as diferentes escalas, os modos e tempos de produção.

Ficou com água na boca?