Paladar

Comida

Comida

Pólen de abelha nativa Tupyguá chega ao Mercado de Pinheiros

Envasado por índios de Aracruz (ES), pólen já vinha sendo usado por chefs e chega ao varejo pela primeira vez; no sábado (30) haverá degustação gratuita

27 junho 2018 | 20:41 por Ana Paula Boni

O pólen Tupyguá, envasado por índios tupiniquins e guaranis em Aracruz (ES) e que já vinha sendo usado por muitos chefs da cidade, passou a ser vendido na semana passada no box Amazônia do Mercado de Pinheiros (tel. 3032-0875).

O produto, que foi alvo de uma reportagem de capa do Paladar no ano passado, vem sendo apreciado por nomes como Ivan Ralston (Tuju) por sua acidez e seu sabor característicos, que remetem a mostarda.

É vendido desidratado e granulado (R$ 41; 50g), depois de ter sido fermentado pelas próprias abelhas nativas em suas colônias, conta Jerônimo Villas-Bôas, especialista que trabalha para fortalecer as cadeias produtivas de abelhas nativas do Brasil.

 

  Foto: Gabriel Vilas-Bôas|Maica Filmes

Na cozinha, o pólen pode ser usado para aportar acidez em saladas, vinagrete e carnes, por exemplo. Vai bem temperando a maionese caseira também, como ensina Villas-Bôas.

Neste sábado (30), o box Amazônia aproveita um evento dos institutos Socioambiental e Atá (sobre biodiversidade) para promover uma degustação gratuita de preparos com o pólen Tupyguá.

SERVIÇO

Mercado de Pinheiros

R. Pedro Cristi, 89, box Amazônia

Degustação: dia 30/6, das 11h às 15h

 

Ficou com água na boca?