Paladar

Comida

Comida

Primeira vez em uma grande cozinha

Por Paula Moura

31 julho 2010 | 15:48 por redacaopaladar

 Bem-vindo ao jantar “O encontro da priprioca com o jabá”, minha primeira vez em uma grande cozinha e jantar do primeiro dia do evento Cozinha do Brasil.

ALEXALEX

(Foto: Alex Silva/AE)

 O amor pela gastronomia está estampado nos rostos preocupados em fazer tudo direito e, ao mesmo tempo, orgulhosos de participarem daquela reunião: Grand Hyatt, D.O.M. e Mocotó. “Cada um faz uma coisa, senão dá errado”, diz Alex em seu momento enérgico, depois de ter temperado a mandioquinha (que até agora duvido se não era uma fruta, por sua consistência).

Enquanto isso, converso com Rodrigo Oliveira, do Mocotó, que explicou sua carne de sol de filé migon com pirão de leite de manteiga com jerimum. Sério, voltou para dar suas instruções e garantiu que estava aprendendo muito com Atala e o chef do Eau, Laurent Hervé.

 Uma luz especial é abaixada sobre cada etapa da produção: ela mantém a temperatura e permite ver até o tempero de Alex Atala caindo sobre a mandioquinha e as quais ele usa para supervisionar os primeiros pratos que saem para as mesas.

 Depois, o chef relaxa um pouco, mas continua vendo o andamento de tudo. Encontra pessoas, fala da agenda cheia, tira fotos com admiradores e até fala ao celular. Uau, teve tempo até de vir conversar comigo e me oferecer o prato. Comi ainda de olho na movimentação de tantos chefs.

 Resultado: surpresa. Nunca achei que raia na manteiga de garrafa com siri mole por cima, espuma de amendoim, brócolis e mandioquinha fossem combinações tão gostosas!

Ficou com água na boca?