Paladar

Comida

Comida

Projeto de Andoni Aduriz vai investigar os doces pelo mundo

Por Mariana Goulart

10 outubro 2014 | 19:03 por redacaopaladar

Quais doces existem no mundo e como as pessoas os consomem? Qual a relação cada sociedade desenvolveu com essas alimentos com o passar do tempo? Essas são algumas das perguntas que a pesquisa internacional The Candy Project, ainda em desenvolvimento, pretende responder. O levantamento é organizado pelo chef espanhol Andoni Aduriz e pelo sociólogo Iñaki Martinez, com o apoio da organização Slow Food e da Universidade de Ciências Gastronômicas, na Itália.

FOTO: Divulgação

Aduriz, chef doMugaritz, considerado o sexto melhor restaurante do mundo pela revista britânica Restaurant, foi o idealizador do projeto. Na página oficial do projeto, ele explica que, durante suas viagens pelo mundo, percebeu que todas as culturas possuem uma forte conexão com os doces, mas algumas questões como qual o sabor predominante ou como e onde esses alimentos são consumidos ainda estão sem respostas.

A partir dos resultados do questionário, os pesquisadores vão montar um mapa mundial dos doces. A ideia é que esse mapa ajude a compreender se a globalização diversificou ou homogeneizou o consumo dos doces, como esses alimentos contribuem para a relação de “prêmio e punição” (se você se comportar bem, vai ganhar um doce, por exemplo) e qual a relação do imaginário infantil com as gostosuras. Não há uma previsão de quando a pesquisa será concluída e divulgada. Quem quiser participar, pode entrar no site e responder o questionário.

Ficou com água na boca?