Paladar

Comida

Comida

Que rufem as panelas

04 abril 2013 | 06:01 por redacaopaladar

Este ano, a programação vem mais encorpada do que nunca – e em ritmo de festa. Sim, festa: o tema é o Brasil anfitrião, no embalo dos grandes eventos que o País sediará.

Afinal, receber bem é tradição nacional. A visita chega e logo aparece um cafezinho, um pedaço de bolo e, se a conversa esticar, vem o convite para o almoço, o jantar… Contar essa tradição é, portanto, o mote das aulas e palestras.

O restaurateur Rogério Fasano, por exemplo, fala sobre o estilo de recepção e o serviço que se tornaram marcas de suas casas. Na mesma linha do receber bem, chefs que já participaram do evento agora viram anfitriões: convidam outros chefs ou produtores para compartilhar aulas e experiências.

Ficou com água na boca?

Carla Pernambuco, do Carlota e do Las Chicas, recebe a baiana Leila Carreiro, do Dona Mariquita, de Salvador, para preparar a ceia para todos os santos. Edinho Engel convida seu irmão Danilo para dividir histórias e receitas de Minas Gerais, onde eles nasceram. O sertanejo Rodrigo Oliveira acolhe seu primo caipira Alex Gomes numa aula sobre a comida do interior.

E os convidados não são apenas locais: dois vêm de fora. O dinamarquês Mark Emil Tholstrup Hermansen, criador do Nordic Food Lab, o laboratório de investigação de ingredientes do Noma, restaurante número um do mundo em Copenhague, fala sobre como esse trabalho de investigação e troca fez a cozinha nórdica explodir em todo o mundo. Já o inglês Ben Mackinnon vem contar a história de sua E5 Bakehouse, padaria londrina que mudou o jeito que se come pão na cidade. Feitos com ingredientes orgânicos e locais e fermentação natural, seus pães levam até 72 horas para ficarem prontos. Ele fala sobre o fazer artesanal.

Com programação recorde, o evento terá 72 atividades ao longo de três dias intensos e saborosos. São 42 aulas, sendo 11 degustações, 10 palestras e 9 atividades externas e, a maior novidade do ano, 5 atividades Mão na Massa, aulas práticas em que os participantes vão para a cozinha.

No site do evento, você pode comprar seus ingressos. Eles estão sendo comercializados pelo Ingresso Rápido e há pacotes de descontos. Outra boa notícia é que quem comprar os ingressos terá direito a uma tarifa especial para se hospedar no Grand Hyatt São Paulo durante o Paladar – Cozinha do Brasil.

+ Veja íntegra da PROGRAMAÇÃO do 7º Paladar – Cozinha do Brasil

+ Conheça as políticas de desconto para compra de INGRESSOS

MENU PALADAR

Para entrar no clima das aulas ou saciar o apetite aberto pelas conversas no Paladar – Cozinha do Brasil, os chefs que fazem parte do evento oferecem em seus restaurantes o Menu Paladar, uma sequência de entrada, prato principal e sobremesa elaborada com exclusividade. De 19/4 a 12/5, 15 restaurantes servem o menu: Attimo, A Peixaria, Brasil a Gosto, Carlota, Chez Mis, Dona Onça, Epice, EAU, Jiquitaia, Las Chicas, Maní, MEATS, Vito, Sal Gastronomia. Coffee Lab e Suplicy Café também participam, mas no lugar de entrada, prato e sobremesa, servem, claro, café exclusivo.

* ILUSTRAÇÃO: Daniel Kondo/Estadão

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 4/4/2013

Ficou com água na boca?