Paladar

Comida

Comida

Receitas de um certo Oriente

Panelinha traz ao Brasil Jerusalém, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi. Publicado originalmente em inglês em 2012 e com mais de 600 mil exemplares vendidos, o livro traduz em 120 receitas os sabores da Terra Santa

22 outubro 2014 | 20:09 por joseorenstein

Discutir e comer – muito. Não importa de que lado se esteja do velho conflito entre israelenses e palestinos, as duas ações repetem-se cotidianamente em Jerusalém. E se com discursos e palavras o entendimento, hoje, anda difícil, na hora das comidas o complexo vira simples, fala-se a mesma língua.

FOTOS: Reprodução

Esse diálogo culinário uniu dois chefs, Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, um israelense e um palestino, ambos radicados em Londres. Juntos, escreveram o livro de receitas Jerusalém, que agora é lançado no Brasil, traduzido para o português e editado pelo selo Panelinha. Há um bem-vindo espírito de tolerância que subjaz ao livro, expresso em fórmula feliz na introdução do volume: é que o homus vai pacificar e aproximar os cidadãos de Jerusalém, se nada mais for capaz de fazê-lo.

LEIA MAIS

‘Jerusalém’, de Ottolenghi: dá vontade de fazer tudo, provar tudo

Aprenda a fazer o quibe aberto de Ottolenghi

Pois bem: os influxos vários da multidão de culturas que se encontra em Jerusalém aparecem nas mais de 120 receitas do livro – divididas nos capítulos Vegetais, Sementes e grãos, Sopas, Recheados, Carnes, Peixes, Massas salgadas, Doces e sobremesas, Condimentos. O filtro é a memória e o gosto de Ottolenghi, celebrado chef em Londres, onde tem um rede de restaurantes, e de Tamimi, seu sócio. Há receitas tradicionais e invenções. Muitos dos sabores de Jerusalém ficam de fora (pratos típicos asquenaze, dos judeus do leste europeu, por exemplo, quase não aparecem); seria impossível abarcar tudo num volume. Sobressai a fresca e colorida cozinha mediterrânea. E o vibrante espírito de Jerusalém, que nem a guerra consegue abafar.

Jerusalém

Autores: Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi

Editora: Panelinha (320 págs.)

Preço: R$99,90

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 23/10/2014

Ficou com água na boca?