Paladar

Comida

Comida

Receitas musicais

Como explica a autora, o 5º livro da chef Rita Lobo convida a viajar – de Nova York a pra lá do Marrocos. É uma viagem saborosa, colorida e musical: as receitas vêm em cores e uma trilha sonora guia o cozinheiro viajante

23 abril 2014 | 22:06 por patriciaferraz

Acaba de sair o quinto livro de Rita Lobo. Pitadas é uma combinação de receitas, dicas, truques – e indicações de trilha sonora, já que a publicação tem também o nome do programa que a chef apresenta na Rádio Eldorado, Pitadas da Rita.

É o primeiro livro dela que sai pelo selo Panelinha na Companhia das Letras – à frente do selo, ela já lançou obras de outros autores, mas não de sua autoria.

Purê de abóbora com ricota e curry. FOTOS: Reprodução

Com belas fotos e bom gosto na produção e na diagramação, Pitadas não é um livro comum. Ele divide as comidas por cores, quatro cores ao todo. As receitas do capítulo azul convidam a viajar, como explica a autora: vão do brunch nova-iorquino ao arroz marroquino. O verde traz receitas enxutas, profusão de ervas e folhas. As amarelas são ensolaradas, para compartilhar com a família, carne de panela, bolo gelado de abacaxi. E no capítulo vermelho estão as preparações intensas e os truques para transformar pratos do dia em comida especial.

A divisão é ousada. Ao folhear o livro você vai encontrar sobremesas antes do prato principal e outras surpresas do gênero, mas não se aflija: as receitas aparecem no índice bem direitinho – drinques, petiscos, acompanhamentos, molhos que fazem a salada, pratos, sobremesas…

Boa parte das receitas traz uma pitada da chef – que há quase duas décadas testa pratos e comanda o site Panelinha. Pode ser um jeito de arrumar a mesa, o segredo para salvar o molho empelotado, dicas para aproveitar as sobras. E tem as pitadas musicais – harmonização de músicas e pratos, inspiradas no que Rita faz na Rádio. As dicas musicais são do gerente artístico da Eldorado, Régis Salvarani. Para acompanhar a carne louca, Rehab, de Amy Winehouse; o feijão caseiro vai com Conto de Areia, de Clara Nunes.

Com ou sem trilha sonora, a ideia, diz Rita Lobo, é inspirar sua próxima refeição. Você pode começar pela receita da foto, purê de abóbora com ricota e curry, que você pode ver aqui.

Pitadas da Rita

Autor: Rita Lobo

Editora: Panelinha (312 págs., R$ 89,90)

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 24/4/2014

Ficou com água na boca?