Paladar

Comida

Comida

Redescobrindo o Brasil: expedição por estados do Sul vai começar

Jornalistas do Estadão vão mapear os melhores roteiros turísticos, pratos típicos, vinhos e cervejas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expedição faz parte de projeto que reúne Paladar, Jornal do Carro e Viagem

24 maio 2017 | 18:57 por Redação Paladar

Um time de jornalistas do Estadão vai pegar a estrada. Eles vão percorrer Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A viagem faz parte da segunda edição do projeto especial “Redescobrindo o Brasil – Sul”, que reúne três grandes marcas do Grupo Estado: Paladar, Jornal do Carro e Viagem. De 27 de maio a 22 de junho, os jornalistas viajarão de carro pelos três Estados explorando temas ligados a gastronomia, turismo, carros e estradas, no interior e no litoral, nos pampas e serras, grandes metrópoles e pequenas cidades.

A expedição percorrerá mais de 2.700 km e fará paradas em 12 cidades. Como na primeira edição, que desbravou o litoral do País (de Fortaleza a São Paulo), o time de jornalistas fará posts diários sobre a viagem que poderão ser acompanhados no site e na página do JC no Facebook, além de vídeos e boletins que serão veiculados na Rádio Eldorado (FM 107,3).

Vinhedo em Bento Gonçalves

Vinhedo em Bento Gonçalves Foto: Gilmar Gomes|Divulgação

Ao longo de quatro quartas-feiras (a partir de 31 de maio), a edição impressa do JC trará um resumo da semana de viagem. Terminada a expedição, Paladar publica uma reportagem especial, com os destaques nas cidades que produzem cervejas, vinhos, pratos típicos, além de cafés, chocolates e outros ingredientes provados durante a expedição, que terá 25 dias de duração. O ponto de partida será Porto Alegre, capital gaúcha que anda fazendo algumas das melhores cervejas artesanais do País. A reportagem também vai mostrar passeios que reúnem vinhos e turismo na serra gaúcha. No trajeto, Gramado e Canela, Bento Gonçalves e São Miguel das Missões. É um roteiro de paisagens belíssimas, ótimas bebida e comida, que o leitor poderá repetir de carro, por conta própria, aproveitando as dicas.

Foz do Iguaçu, no Paraná, marca o fim da primeira fase da expedição, que seguirá para Santa Catarina. São Bento do Sul, Paranaguá e Curitiba, a capital paranaense que está passando por uma grande virada gastronômica, com a produção de cervejas artesanais que disputam medalhas com as do Rio Grande do Sul, além de chocolates e diversas cafeterias que levam a sério o que vai na xícara e respondem pelo processo desde a colheita dos grãos, passando pela torra, moagem e pela excelência na extração da bebida.

Vinícolas das serras gaúcha e catarinense recebem turistas em adegas, como a da foto.

Vinícolas das serras gaúcha e catarinense recebem turistas em adegas, como a da foto. Foto: Dandy Marchetti da Rosa|Divulgação

Acompanhe o “Redescobrindo o Brasil – Sul” nas ondas do rádio e no site do Paladar.

Ficou com água na boca?