Comida

Comida

Saiba como fazer a banoffee perfeita, sobremesa pedida por Jade Picon no BBB

Muitos espectadores desconheciam a torta de banana, mas ela virou queridinha de restaurantes nos últimos anos; confira a receita

04 de fevereiro de 2022 | 11:47 por Redação, O Estado de S.Paulo

Banoffee

Banoffee Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Uma dúvida gastronômica surgiu entre os espectadores do Big Brother Brasil quando Jade Picon, uma das confinadas desta edição, sugeriu a um colega que fizessem uma banoffee. Logo começaram a pipocar os questionamentos, já que muitos desconheciam a sobremesa. Até Gil do Vigor, participante do BBB 2021, ficou curioso e pediu ajuda de seus seguidores no Twitter para entender o que era a tal da banoffee.

Eis que a banoffee é uma torta criada na Inglaterra nos anos 1970 com camadas de banana, doce de leite e chantilly. A preparação é extremamente simples: a base da massa é de biscoito; o toffee, no caso o doce de leite, vai sobre ela; por cima vem a camada de bananas e, para finalizar, o chantilly. 

A influenciadora digital Jade Picon é a nova líder do 'BBB 22' 

A influenciadora digital Jade Picon é a nova líder do 'BBB 22'  Foto: Instagram/@jadepicon

Em 1997, ela entrou para o Oxford English Dictionary como "uma torta feita com caramelo, banana e creme", mas o banoffee ficou tão popular que a palavra passou a servir para descrever praticamente qualquer receita que combinasse banana e caramelo.

Nos últimos anos, a torta caiu nas graças dos chefs e é sugestão constante nos cardápios de confeitarias e restaurantes. Se você ficou com vontade de fazer em casa, temos a receita ideal, confira aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas