Paladar

Comida

Comida

São Paulo será a capital ibero-americana da cultura gastronômica

Em 2018, a cidade receberá diversos eventos, como congresso e 'jogos olímpicos', para celebrar a tradição de países ibero-americanos

25 agosto 2017 | 19:28 por Isabelle Moreira Lima

No ano que vem, São Paulo será a capital ibero-americana da cultura gastronômica. O presidente da Academia Iberoamericana de Gastronomia e presidente da Real Academia Española de Gastronomía, D. Rafael Ansón, esteve em São Paulo nesta sexta-feira, 25, para fazer o anúncio. Segundo ele, restaurantes da cidade incluirão em seus cardápios pratos e coquetéis tradicionais de 22 países ao longo de todo o ano.

Mas é em setembro de 2018 que a programação ganha força, com um grande jantar feito em conjunto com grandes chefs de diferentes cidades, com um congresso em que será discutida a cozinha dos países de tradição ibero-americana, com uma feira em que ingredientes típicos estarão reunidos e com a primeira edição do que chamou de "jogos olímpicos gastronômicos". A ideia é fazer uma competição com 12 categorias que incluem melhor cozinha tradicional, melhor cozinha criativa, patisserie tradicional e criativa, melhor bartender, melhor sommelier e melhor diretor de sala. 

 

  Foto: Roberto Seba|Estadão

Anson destaca que a geografia do Brasil deve ser explorada no evento, com espaço para pratos típicos e tradicionais de várias regiões - a moqueca foi citada várias vezes como prato exemplar da culinária brasileira. 

Ficou com água na boca?