Paladar

Comida

Comida

Pratos para a ceia de Natal: receitas e dicas para sua mesa ficar incrível

Tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

Comente

20 de dezembro de 2019 | 20:03 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O fim do ano chegou e, com ele, a temporada de celebrações. Se você pretende receber amigos e família em casa, é preciso planejar as ações na cozinha, preparar tudo a tempo, acertar nas bebidas e da decoração, fazer os convidados se sentirem em casa. 

O primeiro passo é fazer os cálculos para acertar na quantidade e na escolha de bebidas e comidas, como massa, carne, arroz e outros acompanhamentos, sobremesa e até sorvete. Vale também prestar atenção na necessidade de carvão e de gelo. 

Depois, é só escolher o cardápio. Para isso, o Paladar fez uma lista de sugestões de receitas para ajudar você a decidir o que servir na ceia de Natal. Há pratos simples e outros mais elaborados, salgados e doces. 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

RECEITAS PARA A CEIA DE NATAL

● Aperitivos

A ceia de Natal é uma das refeições mais aguardadas do ano. Os aperitivos, abre-alas da grande comilança, então, não podem fazer feio. Confira receitas de petiscos e entradinhas que vão abrir os apetites, distrair os convidados, aquecer conversas e abrir o caminhos para a ceia de Natal. 

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira Foto: Felipe Rau|Estadão

 

● Peru 

​Tradicionalíssimo na mesa de Natal, o peru sempre tem lugar de destaque na ceia. Para acertar no preparo da ave, confira 11 opções de receitas, desde o clássico peru recheado até versões mais nacionais, com frutas brasileiras. 

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola Foto: Roberto Seba|Estadão

 

● Arroz

Arroz é uma tela em branco que pode receber e fazer brilhar muitos sabores. Lentilha, pernil, frango, camarão, polvo, pato, vegetais, castanhas, carne.... tudo vai bem. Com os ingredientes certos, o simples "arroz com coisa", tão comum na mesa dos brasileiros, pode ser um prato principal de respeito para as ceias de Natal e Réveillon

Receita de arroz carreteiro de churrasco

Receita de arroz carreteiro de churrasco Foto: Fernando Sciarra

 

● Lombo, pernil e costelinha

Toda ceia de Natal tem pelo menos um desses cortes suínos, uma carne cheia de sabor e derretendo na boca. Pode ser servido como tira-gosto, divide o prato da ceia com uma boa farofa e ainda vira recheio de sanduíche no dia seguinte. Confira diversas sugestões de receitas. 

Lombo assado, receita de Natal

Lombo assado, receita de Natal Foto: Marcos Mendes/Estadão

 

● Tender

Tecnicamente ele é um presunto, feito com pernil de porco defumado - ganhou este nome numa jogada de marketing nos Estados Unidos,  quando foi apresentado como um presunto “tender made”, ou seja, feito com carinho. Daí acabou virando só tender. A carne é tenra e sequinha, então vai bem com diferentes tipos de marinada, das doces às salgadas, com as alcoólicas e com as que levam frutas. 

Tender coberto por especiarias

Tender coberto por especiarias Foto: Marcos Mendes|Estadão

 

● Bacalhau e peixe 

Presença ilustre na ceia de Natal, o bacalhau pode ser abordado de diversas maneiras na cozinha. Outros peixes também aparecem como alternativa às aves e carnes suínas. Com textura suave, os pescados permitem experiências nas receitas que trazem uma grande variedade de sabores

Receita de bacalhau com broa

Receita de bacalhau com broa Foto: Mauro Holanda|Divulgação

 

● Acompanhamentos

Os acompanhamentos de Natal podem ir muito além da farofa. Até mesmo o arroz, que por vezes ocupa o espaço de prato principal, tem infinitas possibilidades e abordagens. Saladas, chutneys, terrines, cuscuz são alguns exemplos de receitas que podem elevar o nível da sua ceia. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

● Ceia vegetariana

Se você quer apostar em uma ceia de Natal totalmente vegetariana, essa lista é para você. Do aperitivo ao prato principal (e mais duas sugestões de sobremesa), apostamos em grãos, hortaliças, legumes, queijos e frutas. São várias ideias para compor uma ceia completa e deliciosa - e trazer suas festas para o lado verde da força. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

● Natal à brasileira

O Brasil de Norte a Sul come peru e tender na ceia de Natal – há pequenas variações, mais nos detalhes dos acompanhamentos que no tempero ou nas técnicas de preparo dos assados. Mas a ceia brasileira tem diversidade, sim. Por todo o Brasil, o tender e o peru dividem a mesa com receitas natalinas regionais. 

Receita de leitoa assada com farofa de frutas

Receita de leitoa assada com farofa de frutas Foto: Felipe Rau|Estadão

 

● Sobremesas 

Os doces são o ponto alto da ceia de Natal, mas ninguém precisa ser confeiteiro profissional para conseguir adoçar a festa. Confira receitas fáceis para fazer este ano. 

Sugestão de sobremesas fáceis para o Natal 

Sugestão de sobremesas fáceis para o Natal  Foto: Codo Meletti/Estadão

Ficou com água na boca?