'Street Food', da Netflix, mostra tradição asiática da comida de rua
Recém-lançada, série documental com nove episódios apresenta o lado popular da alta gastronomia e leva o público a uma imersão na cultura local
Inserida recentemente no cardápio da Netflix, a série documental Street Food apresenta o lado popular da alta gastronomia. Em vez de restaurantes sofisticados com pratos caros e vinhos fora de série, os teatros de operação dos chefs são calçadas esfumaçadas ou pequenos estabelecimentos em zonas populares. As opções vão de pratos fumegantes a frutos do mar minimalistas.
Street Food tem a assinatura dos mesmos criadores de Chef’s Table, também da Netflix, mas a receita é diferente. A série é uma road trip pela Ásia, um continente que cultua a comida de rua. Em busca pérolas culinárias, os produtores passaram por Bangcoc (Tailândia), Osaka (Japão), Déli (Índia), Yogyakarta (Indonésia), Chiayi (Taiwan), Seul (Coreia do Sul), Ho Chi Min (Vietnã), Singapura e Cebu (Filipinas).
Cada parada é um capítulo e cada capítulo uma profusão de sabores que leva o público a uma imersão na cultura local.
Em todos esses lugares, a comida de rua é uma tradição que passa de pai de filho. Logo no primeiro episódio conhecemos a chef Jay Fai em seu pequeno restaurante encravado em rua caótica de Bangcoc.
Logo na entrada uma placa avisa: “O tempo de espera não é garantido. Desculpe”. Quem passa por ali nem imagina que o estabelecimento entrou no Guia Michelin e que sua dona é uma das chefs mais premiadas da Ásia.
“Ninguém vem aqui pelo ambiente”, reconhece Jay Fai. Seu prato de trabalho é uma receita de família que cruzou gerações: o tom yum. Trata-se de uma belíssima sopa com camarões suculentos e ervas frescas. O tempero é uma mistura de picante, salgado e azedo. Outro especialidade da casa é uma omelete de caranguejo. Tudo preparado na rua em frente a uma salão apertado que fica apinhado de gente.

A chef Jay Fai em seu pequeno restaurante em Bangcoc. Foto: Netflix
No mesmo episódio de estreia conhecemos na capital tailandesa o chef Khun Sumeth, que apresenta uma massa de ovos feita à mão com patas de caranguejo. Um espetáculo. Em seguida, a série se move para outra região da cidade onde fica o mais famoso chef de curry da Ásia: Jek Pui.
Há 70 anos no mesmo lugar, ele oferece receitas de família com curry e curry verde. Protagonista, o ingrediente é servido com almôndegas, porco ou galinha. Tudo com muito alho e pimenta. O cheiro do prato faz que se forme diariamente uma fila enorme. Os clientes comem de pé.
Já em Osaka, no Japão, a pedida é um prato frio: sashimi de peixes da estação cortados delicadamente, ovas, sushis e patas de caranguejo, um clássico asiático. Impossível não sair faminto depois de cada capítulo de Street Food.

Série 'Street Food', lançamento da Netflix. Foto: Netflix
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.