Paladar

Comida

Comida

Termina em pizza, mas fora de série

Até dia 30 de setembro, a Bráz promove o festival Fora de Série, que apresenta edições especiais com ingredientes italianos. Desta vez, porém, reviram a ideia: neste ano, desafiaram dois produtores brasileiros de origem italiana a produzir aqui os ingredientes. O Frigor Cinque (de Cotia) fez a sopressata de gioi – embutido de porco com uma faixa de lardo no centro. E o Auricchio e Turi (a Bufalat, de S. L. do Paraitinga), o queijo pallone di gravina, com sabor intenso e adocicado. A massa ficou a cargo de Rafaelle Mostacciolli, que desenvolveu uma receita de fermentação natural com uma pequena porcentagem de grano duro (ela é mais leve e mais saborosa que a massa comum, feita com fermento biológico e a pizzaria estuda ampliar a oferta de massas de fermentação natural até subsituir, eventualmente, todas as bases de suas pizzas por bases feitas com levain).

20 agosto 2014 | 21:14 por heloisalupinacci

FOTO: Divulgação

São três pizzas: sopressata com tomate; queijo com tomate; sopressata e queijo com tomate, a melhor. Elas custam R$ 75. A mesa que pede uma pizza do festival recebe um pratinho com uma pequena degustação dos ingredientes in natura. Eles vêm em um pratinho quadrado, delicadas fatias da sopressata e do queijo.

Para Edgard Costa, um dos idealizadores do festival, o formato deste ano traça o mesmo caminho da história da própria pizza. “É a história da adaptação da cozinha italiana para São Paulo, é a história da pizza.”

SERVIÇO – Bráz

Onde. R. Sergipe, 406, Higienópolis – e outros endereços em SP, Campinas e Rio

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 21/8/2014

Ficou com água na boca?