Publicidade

Publicidade

Comida

Um livro para ficar entre o fogão e a mesa

Livro de Rita Lobo traz 127 receitas temperadas com lições bem-humoradas, como a de evitar risoto no primeiro jantar romântico

Um livro para ficar entre o fogão e a mesaFoto:

Rita Lobo quer que você leve Cozinha de Estar para perto do fogão pelo menos uma vez por semana. É o que sugere no prefácio. Mas, depois de dar a primeira olhada na nova edição, que está chegando às prateleiras, ampliada e com belas fotos em vez de ilustrações, você vai encontrar motivos para fazer isso muito mais vezes. Com ou sem convidados. O livro traz 127 receitas – das sopas e outras entradas às sobremesas, incluindo saladas que valem a refeição, como a reedição da clássica niçoise e drinques. São todas práticas, quase sempre rápidas e fáceis de preparar, como a salada de abobrinha.

A reedição da clássica niçoise. FOTOS: Reprodução

Há algumas sugestões de como combinar os pratos, mas não espere cardápios prontos. A Rita Lobo do Panelinha – o site que fez fama, deu origem a um livro e a uma série para a TV – é contra eles. Acha que cardápio genérico é como roupa de tamanho único: não serve para ninguém. Mas, ensina com generosidade seus truques para receber: a louça, o ambiente, como sentar os convidados, os tipos de serviço… O livro é cheio de lições bem-humoradas, como evitar servir risoto no primeiro jantar romântico. “Por favor, não – já imaginou aquele cheiro de cebola refogada impregnado na sua roupa e no seu cabelo pelo resto da noite?”

Cozinha de estar: receitas práticas para receberAutor: Rita Lobo Editora: Paralela (239 págs., R$ 69,90)

>> Veja todos os textos publicados na edição de 15/11/12 do Paladar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE