Paladar

Comida

Comida

Você sabe escolher azeite pelo rótulo? Aqui estão as dicas

Safra, data de vencimento, local de fabricação e de envase, além de acidez, são quesitos a serem observados, ensina Arnaldo Comin, do empório Rua do Alecrim

05 agosto 2016 | 14:40 por Redação Paladar

Você sabe escolher azeite? Apenas observando no rótulo se a acidez máxima é de 0,5%, certo? Errado. Em entrevista ao Paladar ao vivo no Facebook, Arnaldo Comin, do empório Rua do Alecrim, em Moema, conta que isso é coisa do passado, quando ainda não havia chegado a “onda do azeite”, como já veio a do vinho, do café, do chocolate e os consumidores ficam mais bem informados sobre o que e como comprar. Ele conta que, sim, a acidez deve ser observada, mas em conjunto com outros aspectos.

Um deles é se o local do envase do produto é o mesmo da fabricação, já que levar o azeite em grandes tonéis para ser envasado em outro lugar (outra cidade ou outro país, muitas vezes) pode acarretar oxidação e outras perdas nas qualidades sensoriais.

Outra particularidade é procurar no rótulo a data ou a safra de fabricação e a data de vencimento. No Brasil, ele explica, o produtor não é obrigado a indicar a data de fabricação, apenas o vencimento - e este em geral é de dois anos a partir da fabricação. Como quanto mais jovem o azeite melhor, então azeite bom é o da última safra (na Europa ela é entre setembro e outubro; no Brasil, em torno de abril).

Se você pegar um azeite que está prestes a vencer, significa que ele já passou quase dois anos da sua fabricação. Não vai fazer mal à saúde, mas provavelmente já não terá mais os aromas e sabores vívidos que deveria ter. Em geral, Arnaldo conta, a safra é indicada no rótulo pelos pequenos produtores, que fazem azeites de qualidade superior, com garrafas nacionais de 250 ml que giram em torno de R$ 40.

LEIA MAIS:

Azeite 100% brasileiro: extravirgem e extrafresco

Nem tudo é acidez: saiba como identificar bons azeites

Abaixo, confira rótulos brasileiros - tanto do Sul quanto do Sudeste - indicados por Arnaldo Comin:

Rótulos nacionais de azeite de pequenos produtores

Rótulos nacionais de azeite de pequenos produtores Foto: Estadão

- Ouro de Sant’Ana

Santana do Livramento (RS)

- Borriello

Andradas (MG)

- Prosperato

Caçapava do Sul (RS)

- Oliq

São Bento do Sapucaí (SP)

- Serra dos Garcias

Aiuruoca (MG)

SERVIÇO

Rua do Alecrim

R. Normandia, 12, Moema

Tel.: 5087-8937

Funcionamento: 11h/18h (sáb., 10h/18h; fecha dom.)

Ficou com água na boca?