Paladar

Comida

Comida

Zeppola

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

18 março 2015 | 17:40 por Míriam Castro

Receita de: Giuseppe Gerundino, da Accademia Gastronomica

Ingredientes:

3 ovos

Raspas de 1 limão-siciliano

70g de manteiga

40g de açúcar

250 ml de água

150g de farinha de trigo

1 pitada de sal (para a massa)

Creme de confeiteiro (veja receita a seguir)

Cerejas amarenas em calda

LEIA MAIS:

+ Hoje é dia de zeppola

Preparo:

1. Coloque a manteiga, a água e uma pitada de sal em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo. Quando a manteiga estiver derretida e a água ferver, tire do fogo e adicione a farinha, peneirada.

2. Devolva a panela ao fogo e misture com um batedor de arame (fouet). Volte a mexer com uma colher de pau até obter um composto uniforme. Continue mexendo por mais 10 minutos e tire do fogo.

3. Junte o açúcar e misture até ser absorvido. Retire a massa da panela e coloque em uma tigela para amornar.

4. Acrescente as raspas de limão e leve a mistura à batedeira com pá de massa. Junte os ovos um por vez, misturando e bata até a massa ficar macia e uniforme.

5. Ponha a massa em um saco de confeiteiro com bico estrelado. Sobre papel manteiga, forme bolinhos de 8 a 10 cm de diâmetro. Reserve.

6. Aqueça o óleo entre 160°C e 170°C e coloque os bolinhos. Espere que encham de ar e revire-os na panela até que dourem de maneira uniforme. Retire os bolinhos do óleo e ponha para escorrer sobre papel absorvente. Decore cada um com um pouco de creme de confeiteiro e amarenas.

Creme de confeiteiro

Bata 4 gemas com 80g de açúcar e 40g de amido até formar um creme. Numa panela, ferva 500ml de leite com 1/2 fava de baunilha. Retire a fava e misture o leite, aos poucos, mexendo. Volte a mistura ao fogo baixo e cozinhe, mexendo, até engrossar. Tire da panela, deixe esfriar e use

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 19/3/2015

Ficou com água na boca?