Chefs Pablo Rivero, Virgilio Martínez e Pía León se reúnem para aula e jantar em SP

Alguns dos principais nomes da gastronomia da América Latina se encontram no dia 17 de fevereiro para agenda especial na cidade

14 de fevereiro de 2022 | 14:33 por Redação, O Estado de S.Paulo

Os premiados Pablo Rivero, restauranteur do Don Julio, na Argentina, e os chefs Virgílio Martinez e Pía León, que comandam o Central, no Peru, vão participar de uma série de eventos especiais em São Paulo, em 17 de fevereiro. 

Don Julio, na última edição do Latin America 50 Best Restaurants, foi considerado o melhor restaurante do continente, além de estar na 13ª colocação do ranking mundial. Já o Central foi considerado o melhor restaurante da década na América Latina, em ranking especial do Latin America 50th Best Restaurants em 2021 e figura no 4º lugar na lista do The World’s 50 Bests Restaurants.

Pablo Rivero é dono do melhor restaurante do continente de acordo com o Latin America 50 Best Restaurants 

Pablo Rivero é dono do melhor restaurante do continente de acordo com o Latin America 50 Best Restaurants  Foto: FOTO MARCUS STEINMEYER

O trio irá preparar uma manhã de aulas na Universidade Anhembi Morumbi, em que abordam o que esperam para o futuro da gastronomia. Além disso, fecham a passagem pela cidade em um jantar exclusivo no premiado D.O.M, do chef brasileiro Alex Atala.  

Aulas de gastronomia

Na primeira aula, com início às 10h, os chefs Virgilio Martínez e Pía León, que foi eleita, no ano passado, como a melhor chef na categoria feminina da premiação mundial, abordam como tema a Megadiversidade a partir da cozinha: uma visão para o futuro.

Eles trazem para a discussão como criar e manter um vínculo com a comunidade, valorizando os ingredientes e a natureza, o que têm sido fundamentos centrais e coração pulsante do vasto trabalho de pesquisa do casal peruano. No comando de diversos projetos ligados à gastronomia e em essencial através do Mater, Pía e Virgilio são adeptos do entendimento profundo da diversidade de seu país, com o intuito de gerar um impacto positivo no meio ambiente e em todo o seu entorno. 

Para a segunda aula do dia, com previsão de início às 10h45, o argentino Pablo Rivero aborda como recriar a ordem natural. Uma produção de carne sustentável, econômica, social e ambientalmente. O chef aponta que a biomimética está relacionada ao conceito de pecuária regenerativa, e  diz respeito a muitas outras coisas sobre a humanidade. É uma forma de imitar o que a natureza faz, acompanhando e reconstruindo seus movimentos no planeta e restabelecendo o equilíbrio natural. Alinhado a este preceito, Pablo apresenta seu olhar na recriação de uma ordem natural que permita uma produção de carne sustentável, tanto na esfera econômica como nos âmbitos sociais e ambientais.

Jantar

As aulas, que serão mediadas pela chef Bel Coelho, acontecem no período da manhã, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, no câmpus da Vila Olímpia, presencialmente apenas para os docentes do curso de Gastronomia da Instituição e alguns convidados. Por conta da pandemia de covid-19, as aulas serão transmitidas em live aberta aos alunos e ao público, transmitida no perfil do Youtube da Instituição.

Virgílio Martinez e Pía León são donos do restaurante Central, restaurante considerado o melhor restaurante da década na América Latina, em ranking especial do Latin America 50th Best Restaurants em 2021

Virgílio Martinez e Pía León são donos do restaurante Central, restaurante considerado o melhor restaurante da década na América Latina, em ranking especial do Latin America 50th Best Restaurants em 2021 Foto: FOTO TIAGO QUEIROZ/ESTAD?O

Para encerrar, os premiados chefs se encontram com um dos principais nomes da gastronomia brasileira e preparam um jantar exclusivo no D.O.M, do chef Alex Atala, que figura na 3ª colocação da premiação da década na América Latina. Para a noite, o menu elaborado a 8 mãos conta com 9 tempos e harmonização sob comando da sommeliere Gabriela Monteleone

Para iniciar a experiência, snack de algas com marisco no caldo morno, dos chefs do Central, saladinha pequena de papaia manga e formiga, do D.O.M. e cecina, um tipo de curado, com “libritos” - uma massa folhada - azeite de oliva da Patagônia e casca de limão mandarina do Don Julio. Nas entradas, prato frio de vieiras com texturas de mar, de Martínez e Pía, cogumelo e gelatina, assinado por Alex Atala e embutido com pimentões e salsas tradicionais argentinas do chef Pablo Rivero.

Para os principais, pirarucu salgado, Pilpil e Couve do D.O.M., e cortes de carne de novilho argentino e aligot do Don Julio.  Para finalizar, figo ,queijo azul e redução de vinho do Porto do chef anfitrião e sobremesa de cacau dos chefs peruanos.

Serviço

Circuito de aulas

Onde: Universidade Anhembi Morumbi

Quando: 17 de fevereiro de 2022

Horário: 

10h -  “Megadiversidade a partir da cozinha: uma visão para o futuro” Por Pía León e Virgilio Martínez

10h45:  “Recriar a ordem natural. Uma produção de carne sustentável, econômica, social e ambientalmente ” Por Pablo Rivero

Transmissão pelo link: https://www.youtube.com/user/anhembimorumbi 

Jantar

D.O.M - R. Barão de Capanema, 549

17 de fevereiro de 2022

19h30

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?