Paladar

Chefs usam Instagram para compartilhar receitas na quarentena

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Seguidores podem acompanhar passo a passo do preparo pelos stories ou IGTV

24 de março de 2020 | 11:00 por Danielle Nagase e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Com restaurantes fechados e, talvez, tão entediados quanto boa parte de seus seguidores, chefs resolveram colocar a mão na massa para ensinar aquilo que sabem fazer bem: cozinhar.

Receita de polenta cremosa, que entrará em breve do @nacozinhadahelo.

Receita de polenta cremosa, que entrará em breve do @nacozinhadahelo. Foto: Ana Bacellar

Utilizando recursos da plataforma Instagram (post, story ou IGTV), eles têm compartilhado receitas e, melhor ainda, filmado os modos de preparo.

Ficou animado em fazer parte dessa rede de cozinha virtual? Confira, a seguir, dez perfis que valem a pena apertar o botão “seguir”. Ah, e não se esqueça de acompanhar o @paladar.

 

@carolecrema

Não são apenas doces que a confeiteira e apresentadora do programa Que Seja Doce ensina em seu perfil do Instagram com a #receitasemfamiliacarolecrema. Dá para conferir nos destaques como preparar coxinha caseira do início ao fim. Carole vai ensinar uma receita por dia – ontem, por exemplo, foi brownie de chocolate.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Começando a atender pedidos... panqueca americana hoje pra um domingo preguiçoso. #hojepode TÁ LÁ NO STORIES E NO IGTV

Uma publicação compartilhada por Carole Crema (@carolecrema) em

 

@lano_alto

Já que o Lab, em São Paulo, fechou as portas por tempo indeterminado, Peèle Lemos e Yentl Delanhesi abriram o caderno de receitas da Lano Alto para compartilhar com seus seguidores. Nos posts, já dá para aprender a fazer doce de leite e “ovinhas” de mostarda fermentadas em soro de leite. Destaque para o vídeo Vamos Saudar a Mandioca, que, com participação da pequena Pilar, filha do casal, ensina a fazer puba, tucupi e tapioca.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lano-Alto (@lano_alto) em

 

@ligiaka

Além de receitas, a chef Ligia Karazawa dá dicas práticas de cozinha para colocar em prática na quarentena, entre elas, “como montar um menu semanal para três pessoas” e “como organizar a sua geladeira”. Nos destaques, Ligia salvou o passo a passo do yakissoba de frango e camarão, com direito a macarrão tostadinho, e do bolo de banana com granola. Ela promete ainda uma série com comidas para bebês, inspirada em seu filho Akira, de nove meses.

Ligia Karazawa ensina passo a passo do bolo de banana no Instagram.

Ligia Karazawa ensina passo a passo do bolo de banana no Instagram. Foto: Reprodução Instagram

 

@massimobottura

Que tal cozinhar com o chef do restaurante eleito duas vezes o melhor do mundo? Claro, não são as mesmas receitas que o italiano serve em seu Osteria Francescana, mas já tem vídeo no IGTV do chef ensinando como preparar molho bechamel. Bottura prepara os pratos na cozinha de sua casa, em Modena, com ajuda dos filhos e da mulher. As transmissões ao vivo ocorrem diariamente às 16h (horário de Brasília), em inglês. O projeto se chama Kitchen Quarantine (Quarentena na Cozinha, em tradução livre).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Massimo Bottura (@massimobottura) em

 

@nacozinhadahelo

Por meio de seu Instagram, a chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, estreou a série Sobrevivendo na Cozinha, onde publica diariamente receitas “fáceis para ajudar nesses tempos difíceis”. Já constam por lá arroz e feijão de todo dia, farofinha de cinco minutos e legumes caramelizados ao forno. Vêm por aí: polenta cremosa, molho de tomate, frango assado, entre outros. Em breve, a chef promete lançar aulas online de culinária, como a de cortes de carne mais baratos.

 

@nelipereira

O instigante bar do Espaço Zebra é o pano de fundo dos vídeos que a jornalista e bartender Neli Pereira tem publicado em seu perfil. Além de ensinar a fazer diferentes drinques, ela fala sobre infusões com raízes e ervas brasileiras, como catuaba e cataia, foco do seu trabalho de pesquisa. Às sextas-feiras, a bartender entra ao vivo, às 19h30, e mostra como fazer coquetéis com poucos ingredientes. Ela também propõe receitas de drinques sem álcool.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Néli Pereira (@neli_pereira) em

 

@papoula_ribeiro

Pão, pão, pão, pão. Há uma semana, a padeira Papoula Ribeiro tem ensinado, dia após dia, o passo a passo do preparo do levain – o processo, batizado de jornada do fermento natural, vem sendo salvo nos destaques e, quando estiver pronto, vai virar pão. Para quem busca uma versão mais rápida, entre os posts há uma receita de pão de forma integral, com fermento biológico, mel, azeite e um tantinho de castanhas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por papoula (@papoula_ribeiro) em

 

@quitandarte

A cozinheira mineira Iara Rodrigues, do empório Quitandarte, começou a postar vídeos direto da cozinha de sua casa – vestindo shorts e chinelo –, mostrando o passo a passo de receitas bem caseiras, que ela chamou de Cozinha de Quarentena. Os pratos, como um omelete de forno e uma berinjela no shoyu, são para ela mesma comer. Iara também passou a ensinar as receitas das quitandas que vende na casa, como o biscoito frito. Afinal, “mineiros não dizem eu te amo, fazem café e assam pão de queijo”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Quitandarte (@quitandarte) em

 

@rdespirite

“O que tem na sua geladeira? Como posso ajudar?”, postou Raphael Despirite, do francês Marcel, em suas redes sociais. O chef já vinha postando receitas nos stories de seu Instagram e intensificou as postagens logo no início da quarentena. O acervo (salvo nos destaques) tem receitas francesas – bouef bourguignon, gigot de cordeiro –, mas não só. Por ali, dá para aprender a fazer também estrogonofe, espaguete à carbonara, ceviche, pão de queijo, arroz doce. “Que lindo!”, como diz o chef.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Amiguinhos quarentenados! Strogonof pra vcs ! É facil demais ! Brilhem aí ! Vai la stories !

Uma publicação compartilhada por Raphael Despirite (@rdespirite) em

 

@renatocarioni

#fiqueemcasa e #useosalimentoscomsabedoria são as hashtags usadas pelo chef Renato Carioni, do Così, para incentivar seguidores a reproduzir suas receitas em tempos de isolamento social. Direto da cozinha de sua casa, ele ensina a fazer cavatelli al tonno com molho de tomate, abobrinha e atum enlatado, bolinho de arroz, pizza e requeijão caseiros e cookie de aveia e chocolate. Por vezes, algumas receitas levam para o canal do chef no YouTube, que também tem bom acervo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mais uma pra vcs turma!!! Como sempre o passo a passo no stories, lembrem-se de ficar em casa!!! #ficaemcasa

Uma publicação compartilhada por Renato Herzmann Carioni (@renatocarioni) em

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?