Paladar

Dez podcasts de gastronomia para você ouvir durante a quarentena

Eles falam sobre restaurantes, negócios da alimentação, agricultura, indústria; além disso, fazem rir e trazem dicas de como comer melhor dentro de casa

01 de abril de 2020 | 05:00 por Danielle Nagase e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Se você faz parte do time que adora falar sobre comida e anda carente das conversas em torno da mesa do restaurante, com amigos bons de papo e de garfo, acalme-se, viemos a seu resgate. Não, não vamos te tirar de dentro de casa, tampouco marcar um almoço. Vamos, sim, indicar dez podcasts de gastronomia para tornar o seu tempo de quarentena mais saboroso e, quem sabe, produtivo.

Rosa Moraes e Renata Cruz gravando episódio do Foodness.

Rosa Moraes e Renata Cruz gravando episódio do Foodness. Foto: Arquivo Pessoal

A lista é eclética: tem podcast para quem quer só ouvir sem pensar demais, com conteúdo leve, divertido e, por vezes, engraçado; tem versão voltada aos negócios da alimentação, com conteúdo inspiracional (inclusive para quem tenta sobreviver à crise); tem podcast informativo para que você se mantenha antenado e por dentro da cadeia alimentícia para além dos restaurantes. 

Escolha o seu preferido e aperte o play - no Apple Music, Deezer, Google Podcasts, Spotify e outras plataformas.

 

BarTalks 

Criado pelo mixologista Marco de La Roche, do site Mixology News, o podcast fala sobre o universo da coquetelaria. Devido à pandemia do coronavírus, as gravações do programa estão suspensas, mas é possível escutar a primeira temporada completa, com 17 episódios, nos quais Marco sempre recebe um convidado diferente. Corre lá para ouvir o bartender Spencer Amereno, do premiado Frank Bar, contar sobre o início da sua carreira. São episódios mais longos, então, prepare um dry martini e dê o play.

Podcast BarTalks, por Marco De La Roche.

Podcast BarTalks, por Marco De La Roche. Foto: Reprodução Spotify

 

Boccanervosa 

Tamyris Roxo levou seu perfil do Instagram (@boccanervosa) para as plataformas de streaming. No seu podcast semanal, indica cinco endereços da cidade para provar um tipo de prato ou refeição (brunch, massa, coxinha, sushi), com sugestões do que pedir em cada um deles. As recomendações vêm sempre acompanhadas de contexto histórico, como a origem do açúcar no episódio dedicado às sobremesas. E ela sempre termina o episódio com uma passagem do livro 1000 Pratos para Comer Antes de Morrer. Os episódios são curtinhos, têm em média 10 minutos, o suficiente para dar fome. 

Podcast BoccaNervosa, por Tamyris Roxo.

Podcast BoccaNervosa, por Tamyris Roxo. Foto: Reprodução Spotify

 

Foodness Talks

Tem um negócio ou está pensando em empreender na área? Este podcast é feito para você. Nele, a chef Renata Cruz entrevista chefs, sommeliers, bartenders, donos de restaurantes e outras personalidades da gastronomia para falar sobre gestão de negócios, dificuldades e tendências na área de alimentação. São episódios mais longos, com duração de uma hora, mas bem descontraídos. Quem já passou por lá? Renata Vanzetto, Isabela Raposeiras, Rosa Moraes. Na próxima segunda-feira (6), Cruz estreia a série Goodbites no canal. Serão episódios curtinhos, gravados ao lado de Ricardo Garrido, sócio da Cia. Tradicional de Comércio (Original, Pirajá, Bráz). A ideia é apresentar ideias e iniciativas que deram certo para que as pessoas apliqem em seus negócios. “Uma forma de tentar olhar o lado bom de tudo isso, e trazer conteúdos inspiracionais para tentar sobreviver, tanto no econômica como emocionalmente”, conta Cruz.

Foodness Foodcast, por Renata Cruz.

Foodness Foodcast, por Renata Cruz. Foto: Reprodução Spotify

 

Groselhando

Para ouvir as “groselhas” do chef Raphael Despirite “no carro, no jogging matinal ou tomando aquele café artesanal”, como o próprio interlocutor define seu podcast. Nos episódios (de 20 a 30 minutos), o chef faz tabela com o jornalista Rafael Tonon para divagar não só sobre restaurantes, mas sobre outros temas gastronômicos como feiras livres, ingredientes orgânicos, criatividade dentro da cozinha… É leve e bem humorado. Dica: comece pelo episódio “Como cozinhar melhor em casa”, que vem a calhar nesse período de confinamento.

Podcast Groselhando, por Raphael Despirite e Rafael Tonon.

Podcast Groselhando, por Raphael Despirite e Rafael Tonon. Foto: Reprodução Spotify

 

Pão nosso

Podcast fresquinho, assim como os pães que Luiz Américo Camargo - que é craque no assunto -, propõe que você faça (junto com ele) em casa, durante a quarentena. Lançado esse mês, funciona como um passo a passo diário para fazer o seu próprio levain e, consequentemente, seu próprio pão de fermentação natural. Em cada episódio (com cerca de dez minutos), Américo aproveita para passar a receita de outros pães, mais rápidos e menos complexos, como pão ázimo (sem fermento), de leite, integral com fermento biológico, pita, baguete…

Podcast Pão Nosso, por Luiz Américo.

Podcast Pão Nosso, por Luiz Américo. Foto: Reprodução Spotify

 

Por Aí (ou melhor, Fica Aí) 

Bem, já que ninguém está podendo bater perna por aí, os novos episódios do podcast, gravados durante a quarentena pela colunista do Paladar Patrícia Ferraz, aparecem identificados com a #FicaAí. Eles são bem curtinhos (com um ou dois minutos), saborosos e trazem dicas gastronômicas possíveis em tempos de confinamento. Além de indicar boas opções de deliveries (e de sugerir os pratos que viajam melhor até a sua casa), Patrícia também promete, já nas próximas semanas, trazer dicas de livros e séries para passar o tempo.

Podcast Por Aí ganhou a #FicaAí em tempos de coronavírus.

Podcast Por Aí ganhou a #FicaAí em tempos de coronavírus. Foto: Reprodução Spotify

 

Vai se Food

Não, esse não é um canal de críticas gastronômicas. Em seu próprio podcast, Ailin Aleixo exercita muito mais seu lado jornalístico, falando “sobre comida muito além dos restaurantes”. Os episódios semanais, a maioria com quase uma hora de duração, trazem pensatas baseadas em pesquisas e reportagens feitas por Ailin. Você vai ouvi-la falar sobre agrotóxicos, sobre a criação de frangos, sobre veganismo, ou seja, sobre a alimentação em todos os aspectos e setores. Para ouvir de cabeça fresca e prestar bastante atenção - se busca um conteúdo para desanuviar esse não é o seu podcast.

Podcast Vai se Food, por Ailin Aleixo.

Podcast Vai se Food, por Ailin Aleixo. Foto: Reprodução Spotify

 

 

Podcasts de gastronomia em inglês

Bon Appétit Foodcast 

O podcast da revista de gastronomia americana traduz um pouco do espírito da publicação em cada um dos seus episódios -- já são mais de 200 -- sempre cheio de humor e dicas que vão transformar seu jeito de cozinhar. Tem entrevistas com chefs renomados? Tem sim. Mas o que vale mesmo são os episódios em que destrincham receitas e técnicas. Um deles, por exemplo, dedica 45 minutos, para falar sobre como fazer os melhores cookies de chocolate, se aprofundando na proporção perfeita de chocolate e massa. Prepare-se para passar fome!

Bon Appétit Foodcast.

Bon Appétit Foodcast. Foto:

 

 

Eater’s Digest

Podcast do site Eater, referência quando o assunto é gastronômia -- publica desde críticas de lançamentos de sanduíches do McDonald's até entrevista com renomados chefs -- é apresentado pela editora chefe do site Amanda Klundt ao lado do produtor Daniel Geneen. Se você adora o site, vai amar esse podcast. De forma bem despojada os apresentadores falam sobre os mais diferentes temas do universo da comida, de acontecimentos importantes, como as acusações de assédio sexual do chef Mario Batali, e também discorrem sobre porque as pessoas não gostam de bebês em restaurantes. Faz você pensar, rir, e claro, sentir fome! Uma dica imperdível: ouvir a entrevista de pouco mais de 1 hora com a ex-editora da revista Gourmet, Ruth Reichl.

Podcast Eater’s Digest.

Podcast Eater’s Digest. Foto: Reprodução Spotify

 

The Dave Chang Show  

Talvez um dos chefs mais midiáticos da nossa geração, David Chang não tinha como ficar de fora dos podcasts, e muito menos da nossa seleção. O chef do grupo de restaurantes Momofuku usa o canal para falar sobre os assuntos que gosta, como esportes e criatividade, não apenas comida. Ouvindo os episódios, que têm em média, pouco mais de uma hora, é possível conhecer o lado mais sério do chef.

The Dave Chang Show.

The Dave Chang Show. Foto: Reprodução Spotify

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências