Paladar

Especial de ovos de Páscoa (edição de 10/4/14)

Veja a íntegra da edição do caderno 'Paladar

10 abril 2014 | 01:10 por Redação Paladar

Apresentamos os melhores ovos de Páscoa da safra – uma tradição que se repete todo ano no Paladar, desde 2006. Ao todo, a seleção de 2014 traz 64 ovos de chocolate. Foram sete a mais que no ano passado.

Escolher os melhores é uma doce tarefa, mas dá trabalho. A produção começa com quase dois meses de antecedência, quando a repórter Lucinéia Nunes sai a campo para pesquisar novidades, tendências e os ovos que se encaixam nos critérios de qualidade do Paladar. Ela percorre lojas, confeitarias e chocolaterias e faz um amplo levantamento dos ovos disponíveis. A lista inicial deste ano somava quase 300 ovos.

Pré-seleção em mãos, a equipe se reúne, analisa, estuda, estabelece categorias e faz a seleção de ovos que se encaixam nelas. A cada ano vamos mudando a maneira de avaliar e selecionar, para retratar a safra da melhor maneira possível.

Desta vez, resolvemos classificar os ovos a partir de diferentes tipos de paladar. A ideia é facilitar a vida do leitor, fazendo com que vá direto ao que lhe interessa. Estabelecida a lista, fomos às compras. Ao todo, gastamos R$ 4.845 com os ovos da degustação.

Enquanto isso, montávamos o júri. Pela terceira vez, abrimos vagas para os leitores e foi um sucesso: 2.541 pessoas se candidataram.

Além dos leitores, o júri foi formado por duas professoras especializadas em chocolate, Samara Coelho e Judith Rebouças; pelos chocólatras Braulio Pasmanik, que já participou de edições anteriores da prova, e o iniciante na tarefa, Felipe Szabon; a editora do Paladar, Patrícia Ferraz e a editora-assistente Heloisa Lupinacci completaram o grupo.

Os jurados se reuniram na cozinha do Paladar no dia 31. Foram mais de três horas de provas às cegas. Apenas as categorias estavam identificadas.

Todos os jurados provaram todos os ovos de todas as categorias, anotaram seus comentários numa pasta, votaram no melhor ovo e apontaram também um segundo e um terceiro colocados. Entre uma categoria e outra, maçãs, pão e muita água com gás para limpar o palato.

Os votos foram somados, houve vários empates e adotamos um critério numérico para o desempate – atribuímos valor diferente para primeiro, segundo e terceiro colocados. Quando havia empate, somavam-se os pontos. Em caso de novo empate, consideramos os que foram votados mais vezes como melhor ovo na categoria. Mas mesmo com tudo isso houve um caso em que os ovos empataram em todos os critérios: os novidadeiros da Cau e Renata Arassiro.

A safra de 2014 traz ovos de todos os tipos. Quer dizer, há grandes chances de você encontrar um ovo de Páscoa do jeitinho que gosta. A megadegustação deixou claro que, apesar do gosto geral pelo excesso de açúcar e do exagero nos recheios melados (e das meias cascas), os chocolates brasileiros estão evoluindo. A cada ano.

Cacau de origem em altas porcentagens, cascas lisas e brilhantes que se quebram num crác seco e perfeito não são mais exceção. Pelo menos 25% dos ovos avaliados têm evidente qualidade.

A grande vencedora da safra de 2014 é a confeitaria Marghi. Seus ovos emplacaram primeiro e segundo lugar na categoria míni e primeiro lugar na categoria clássicos. Logo depois, vem a Crismel, que conquistou primeiro e segundo lugar na categoria puristas e segundo lugar em clássicos.

 

EDIÇÃO ESPECIAL

Descubra seu perfil chocolateiro

Megadegustação de ovos de Páscoa

Saiba como salvar o Especial de Ovos de Páscoa no seu celular

Ficou com água na boca?