Paladar

Receitas

Receita

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

10 ideias de sobremesa para a Páscoa

Receitas com chocolate, doces de ovos e outras sobremesas tamanho família para fechar o almoço de domingo

17 de abril de 2019 | 19:07 por Redação Paladar

Depois de um delicioso almoço de Páscoa em família, seja com bacalhau, outro peixe ou até carne vermelha, todo mundo espera na mesa para comer a sobremesa e tomar um café. As mais tradicionais da data são de ovos ou de chocolate, mas também é possível sair do básico. Na lista abaixo, além dos clássicos, algumas ideias de tortas doces, nem tão doces assim e, aproveitando o calor, opções refrescantes e com frutas.

 

Torta de chocolate de Nayla 

Essa torta de chocolate amargo é perfeita terminar o almoço de Páscoa. Ela é deliciosa, pouco doce, fácil e rápida de fazer – você só vai precisar de tempo: duas horas para deixar a massa na geladeira e mais uma hora para a torta pronta na geladeira, antes de servir.

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Ovos nevados com caramelo 

Os doces de ovos são supertradicionais em Portugal, e, consequentemente, aparecem com frequência na mesa de Páscoa por aqui. Essa sobremesa é montada com uma bola de ovos nevados (claras em neve cozidas), creme de leite condensado e gemas por cima e, por fim, fios de caramelo, deixando um visual incrível. Utilize um garfo para dar forma aos fios. A receita é do restaurante Bacalhoeiro. 

 

  Foto: José Patrício| Estadão

 

Pastel de nata do Adega Santiago

Seguimos com as receitas de terras lusas. Como Pastel de Belém só encontramos por lá (só pode ser chamado de pastel de Belém o doce produzido na Pastelaria de Belém, doçaria centenária de Lisboa, que comprou a receita original do Mosteiro dos Jerônimos), por aqui fazemos pastel de nata. O doce é feito de massa folhada crocante com recheio cremoso de gemas, açúcar e leite. 

O mais clássico dos doces portugueses, doce e leve na medida. Veja a receita. 

O mais clássico dos doces portugueses, doce e leve na medida. Veja a receita.  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Suspiro de chocolate com creme de avelã e sorvete de morango

Uma sobremesa com cara de festa e que agrada até aos paladares mais infantis. Você só vai precisar fazer o suspiro, que leva quatro ingredientes. O sorvete e a Nutella entram só na hora da montagem. 

Suspiro com sorvete e creme de avelã

Suspiro com sorvete e creme de avelã Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

Torta de chocolate sem farinha

Essa receita é para quem precisa de uma solução simples e rápida na Páscoa. É levíssima, feita sem farinha. Leva só chocolate derretido, manteiga, ovos e maizena. O preparo não tem segredo, só não pode assar muito para não endurecer. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Pudim de leite

Pudim de leite é uma unanimidade. Há quem não adore comer pudim? Mas, basta perguntar como cada um prefere o seu que começa a confusão. Aqui, a receita do que o Paladar considera o pudim ideal. E já avisamos: ele não tem furinhos, é feito em banho-maria no forno e leva leite e leite condensado.

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Cheesecake de goiaba

Essa receita vai te tomar um tempinho, mas é de fácil preparo e é garantia de um ótimo sabor. A goiabada entra no creme, por cima da massa. E os pedaços da fruta entram no fim para deixar o visual do cheesecake ainda mais atrativo. Opção refrescante para a comemoração familiar.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Torta ácida de limão-siciliano

Sobremesa não precisa ser muito doce. É o caso dessa torta, que agrada paladares menos açucarados. A massa de castanha-do-caju salgada é super fácil de fazer. O recheio é à base de manteiga, limão e açúcar. 

Torta ácida de limão-siciliano

Torta ácida de limão-siciliano Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Picolé de frutas vermelhas

Se na sua casa almoço de Páscoa é sinônimo criançada correndo pela casa, temos uma boa receita para você. Aproveite que está calor e faça esses picolés de frutas vermelhas. Selecione as mais maduras, que são mais doces, e siga as instruções. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Tiramisù de limoncello

Tão bom quanto o tiramisù original, essa receita com limoncello é uma boa forma de inovar e impressionar. Ao tirar da geladeira, antes de servir, espalhe lâminas de amêndoa, raspas de limão e folhinhas de hortelã. 

O delicioso Tiramisu

O delicioso Tiramisu Foto: Fernando Sciarra|Estadão

* Lista publicada em março de 2018 e atualizada em abril de 2019.