Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Acompanhamentos para a ceia de Natal

Não adianta caprichar no assado e deixar a desejar nas guarnições; confira 12 receitas práticas e deliciosas para complementar o cardápio natalino

16 de dezembro de 2019 | 19:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Os acompanhamentos de Natal podem ir muito além da farofa. Até mesmo o arroz, que por vezes assume a alcunha de prato principal, tem infinitas possibilidades e abordagens. Saladas, chutneys, terrines, cuscuz e batatas são alguns exemplos de receitas que podem elevar o nível da sua ceia de fim de ano. Confira algumas ideias abaixo. 

 

Arroz de açafrão com tâmaras e amêndoas 

Arroz é o acompanhamento de predileto do brasileiro. São várias possibilidades de receita. Para esse preparo, tâmaras e amêndoas são misturadas ao arroz pré-cozido. Por cima, espalhe raspas de laranja. Veja a receita.

Receita de arroz de açafrão com tâmaras e amêndoas

Receita de arroz de açafrão com tâmaras e amêndoas Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Arroz com champanhe e passas 

Arroz não precisa ser sempre branco - ainda mais na ceia de Natal. Depois de refogados, os grãos e as uvas-passas são cozidos no champanhe, o que confere um toque agridoce à receita. Aprenda a fazer aqui.   

Salada de grãos

Salada de grãos Foto: Macelo Barabani/Estadão

 

Farofa de Natal

Não existe ceia natalina sem farofa - ou ao menos não deveria. Essa daqui é feita com biscoitos cream cracker triturados e uvas-passas fritinhas com cebola. Para acrescentar mais sabor, umideça um pouquinho a farofa com o caldo do cozimento do peru ou de outro assado. Confira o passo a passo aqui.

Farofa natalina preparada pelo chef Erick Jacquin

Farofa natalina preparada pelo chef Erick Jacquin Foto: Codo Meletti|Estadão

  

Salada de grãos 

O preparo desta salada não é difícil, o único trabalho é cozinhar os grãos separadamente, o que você pode fazer na véspera (mas não tempere). Depois é só misturá-los e temperar com azeite, vinagre balsâmico, limão-siciliano, sal e pimenta-do-reino. Da primeira vez, siga esta receita, depois, mantenha apenas o espírito e o molho e faça suas adaptações. 

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

Aspargos com farofa de pão

O segredo é cozinhar os aspargos na água com açúcar e sal, para ganharem um sutil adocicado. Faça uma farofa de pão amanhecido ralado com salsa, aliche picado, alho e tomilho para servir junto. Confira o passo a passo aqui.

Receita de aspargos com farofa de pão, salsa e aliche

Receita de aspargos com farofa de pão, salsa e aliche Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Batatinhas e aspargos com açafrão e ervas 

Batatas são ótimas para acompanhar todo tipo de refeições. As carnes, em evidência na ceia, costumam inclusive ser suas principais companheiras. Essa receita de Carla Pernambuco valoriza o tubérculo, que é salteado com aspargos e temperado com açafrão e ervas.  

Receita de batatinhas e aspargos com açafrão e ervas

Receita de batatinhas e aspargos com açafrão e ervas Foto: Clayton de Souza|Estadão

 

Batatas gratinadas com alho-poró e queijo

Eis um prato para aquecer corpo e alma na ceia de Natal. Leva queijo gruyère, ovos, creme de leite, sálvia e louro, além do alho-poró. A principal dica para não errar é cozinhar as batatas antes de levá-las ao forno. Confira a receita aqui

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Terrine de batatas e panceta 

Preparo extremamente simples, para quem não vai ter muito tempo para se dedicar à cozinha antes da ceia. Batatas cortadas em fatias superfinas e pedaços de panceta são intercalados na forma para montar a terrine. Aproveite. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela 

O tradicional cuscuz - sempre presente na ceia - não tem somente uma receita. Nesse delicioso preparo do chef Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia, abóbora, pupunha e berinjela dão sabor ao prato

Receita de cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela

Receita de cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Cuscuz de couve-flor 

Nada de semolina ou farinha. Esse cuscuz é feito de couve-flor moída e torrada na frigideira. Resultado: fica levíssimo e rende um ótimo acompanhamento ou até mesmo um prato principal, juntamente com alguns legumes. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Tomates recheados com cogumelos

Vegetais recheados são uma mania provençal. Abobrinhas, berinjelas e até cogumelos viram recipiente para as mais variadas misturas. Vão ao forno com arroz, queijos, atum, carnes… Os recheios variam conforme a vontade do cozinheiro, a época do ano e os ingredientes frescos que se pode encontrar. Vai bem demais como acompanhamento para o jantar

Tomates recheados com cogumelos.

Tomates recheados com cogumelos. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Chutney de Natal

Este é um chutney de Natal, perfeito para rechear sanduíches do porco que sobrou da ceia. Ele leva todas as frutas passas natalinas, além de maçã e cebola cortadas em cubos, especiarias e um toque de conhaque. 

Receita de chutney de Natal

Receita de chutney de Natal Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

*Matéria originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.