Paladar

Receitas

Receita

Põe pra gratinar: 15 receitas em que a crostinha dourada é a estrela do prato

Ela pode ser feita com queijo ralado ou farofinha de pão - e vai bem com massas, suflês, polentas, arrozes, sanduíches

19 de agosto de 2021 | 05:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

No dicionário culinário, gratinar quer dizer levar um prato ao forno até que ele forme uma crostinha crocante, dourada e muito saborosa no topo. Dá para criar essa camada com um tanto de queijo ralado polvilhado por cima - nesse caso, escolha versões mais curadas e robustas, como parmesão, pecorino ou grada padano - ou com um bela farofinha de pão.

A técnica vai bem com massas, suflês, polentas, arrozes, sanduíches. Confira 15 receitas que vão te fazer a #gratidão nas redes sociais pela #gratinado.  

Gratin de arroz com abobrinha da Julia Child

À primeira vista, trata-se de um arroz de forno. Metido, diferente, mas um arroz de forno. Acontece que esta é uma das grandes receitas da Julia Child, a americana que ensinou os Estados Unidos a fazer cozinha francesa e inspirou o filme "Julie & Julia". A base do prato é um caldo feito com a água extraída da abobrinha e leite. É uma receita reconfortante, excelente acompanhamento para carnes. Está no livro "Genius Recipes" e você pode aprendê-la aqui.

Gratin de arroz com abobrinha da Julia Child.

Gratin de arroz com abobrinha da Julia Child. Foto: Codo Meletti|Estadão

Batata-doce gratinada com bacon

Perfeito para o frio, este gratinado de batata-doce é uma adaptação do tradicional gratin de batata à dauphinoise com presunto e bacon (e este já é adaptação da receita francesa original, que não leva nem bacon e nem presunto, mas vá lá... eles melhoram consideravelmente o prato). Veja como fazer.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

Escondidinho de bacalhau

Bacalhau fica muito bem escondidinho. Em cumbuquinhas, coloque o bacalhau, cubra com o purê de mandioca, salpique o queijo ralado e leve ao forno para gratinar e formar a casquinha deliciosa. A dica é finalizar o prato minutos antes de servir, para evitar que resseque. Aprenda a receita da chef Mara Salles.

Escondidinho de bacalhau.

Escondidinho de bacalhau. Foto: Filipe Araújo/Estadão

Lasanha à bolonhesa com massa verde

Um dos primeiros pratos que vêm à mente quando falamos de gratinar é a lasanha - há até quem diga que a melhor do prato é a casquinha do gratinado. Nesta receita, a massa é feita com ovos, farinha e espinafre. No recheio, ragu de carne, molho bechamel e queijo grana padano. Aprenda o passo a passo.

Receita de lasanha do restaurante Girarrosto

Receita de lasanha do restaurante Girarrosto Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Lasanha de aspargos

Perfeita para uma refeição de meia-estação, esta lasanha de aspargos frescos é leve e tem sabor muito delicado. O molho é um creme de aspargos, só que um pouco mais grosso (com menos caldo) e sem a etapa final que leva creme de leite. De resto, é só alternar o molho camadas de mussarela e de aspargos fatiados cozidos no vapor. Fácil e deliciosa, aprenda a receita.

Receita de lasanha de aspargos

Receita de lasanha de aspargos Foto: Alex Silva|Estadão

Suflê de gruyère

Para fazer o suflê perfeito basta seguir alguns passos. Bata as claras limpas, sem impurezas e traços de gema. O segredo do suflê é incorporar as claras bem batidas à massa. Use ramequins individuais, que favorecem a distribuição do calor e fazem crescer mais. Mantenha a porta do forno fechada o tempo todo. E sirva assim que sair do forno. Frio ele murcha. Agora que você já anotou as dicas, veja como fazer este delicioso suflê de gruyère.

Suflê de gruyère, do chef Raphael Despirite.

Suflê de gruyère, do chef Raphael Despirite. Foto: Gabriela Biló

Croque monsieur

Ele nasceu de um acidente: o sanduíche de presunto e queijo do trabalhador francês foi esquecido em lugar muito quente na fábrica e o pão murcho ficou crocante, o queijo derreteu e voilà – nascia um clássico. Se a história é verdadeira, não se sabe. O fato é que, em 1910 ele começou a aparecer nos cafés parisienses. Ganhou sabores até chegar à fórmula atual, tostado e com molho bechamel. Aprenda a receita.

Croque monsieur 

Croque monsieur  Foto: Felipe Rau/Estadão

Polenta com linguiça e creme de queijo

Ao fazer polenta, o desafio é não deixar grumos. E o segredo é “chuviscar” a farinha na água aos poucos, mexendo com um batedor de arame. Nas primeiras vezes, peça ajuda. Assim que começar a engrossar, troque o batedor pela colher de pau. A polenta está pronta quando desprende do fundo da panela, o que leva 30/40 minutos, conforme o fogo. Depois, com a linguiça, o creme de queijo e parmesão ralado por cima, vai ao forno para gratinar. Aprenda o passo a passo.

Polenta com linguiça e creme de queijo.

Polenta com linguiça e creme de queijo. Foto: Luciana Cristhovam|Estadão

Torta de peixe puxada na sidra

Esta torta da chef britânica Ruby Tandoh é cremosa, feita com hadoque defumado e ervilhas, recheio de bacalhau, e coberta com uma camada grossa de purê de batatas. O queijo é polvilhado por cima, antes do pirex ser levado para o forno. Asse de 25 a 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Veja como fazer.

 

  Foto: Andrew Scrivani|NYT

Gratinado de ricota e pão

Esse gratinado faz um ótimo jantar de dia de semana - sozinho ou escoltado por uma salada ou vegetais assados. E o melhor: dá para dar o seu toque na receita de Yotam Ottolenghi, trocando, por exemplo, os queijos, além de adicionar vegetais e embutidos. Confira o passo a passo.

Ricota e parmesão são a base desse gratinado, que pode receber outros queijos.

Ricota e parmesão são a base desse gratinado, que pode receber outros queijos. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Gratinado de batata e cogumelos

Essa receita leva batata, cogumelo fresco, cebola e a crosta é feita com bastante mussarela ralada polvilhada por cima de tudo. É fácil de fazer, mas para ficar bem saboroso você tem que temperar separadamente cada ingrediente conforme for preparando. Confira as dicas da Patrícia Ferraz aqui.

Gratinado de batata e cogumelos 

Gratinado de batata e cogumelos  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Couve-flor gratinada com queijo brie

Apelidada de Cou-brie-flor, a receita do restaurante carioca Maria e o Boi, tosta primeiro o vegetal na chapa, até ficar bem dourado, para depois acrescentar o molho branco, os cubinhos de queijo brie e o grana padano ralado. Depois, basta levar ao forno. Confira o passo a passo completo.

Couve-flor gratinada com brie

Couve-flor gratinada com brie Foto: Tomás Rangel

Berinjela gratinada

Nesse prato, por baixo da crostinha crocante, a berinjela é recheada por um creme macio e incrivelmente saboroso. Confira a receita da chef Mariana Fonseca.

Berinjela gratinada 

Berinjela gratinada  Foto: Codo Meletti/Estadão

Mac and cheese com queijo gouda defumado

Macarrão, molho branco, queijo gouda defumado (ou outro queijo de sua preferência) e forno. Tem como dar errado? Não! Mas, em todo caso, segue o passo a passo.

Mac and cheese com queijo gouda defumado ensinado por Bernardo Criscuolo e José B Ferber

Mac and cheese com queijo gouda defumado ensinado por Bernardo Criscuolo e José B Ferber Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

*Caderno de receitas publicado originalmente em julho de 2017. Atualizado pelo última vez em agosto de 2021.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.