Receitas

Receita

10 receitas incríveis de ceviche

O clássico prato peruano é perfeito para os dias mais quentes

14 de janeiro de 2022 | 10:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Fazer ceviche é fácil e rápido, mas o sucesso do prato depende de dois segredos. Primeiro, usar o peixe mais fresco possível. Segundo, deixar o peixe na geladeira enquanto você faz o mise en place, quer dizer, todo o pré-preparo, que envolve lavar, cortar, picar etc... Assim o peixe estará em perfeito estado, na hora de usar, e você não vai precisar de mais de cinco minutos para ter o prato pronto.

Ceviche de peixe branco com cenoura, pepino e leite de coco.

Ceviche de peixe branco com cenoura, pepino e leite de coco. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

O livro Ceviche – do Pacífico para o Mundo (Senac), escrito pela Patrícia Moll em parceria com o chef Dagoberto Torres, da Baru Marisqueria, tem um manual com os mandamentos essenciais, que começa assim: “Um bom cevichero tem sempre à mão uma faca bem afiada, limão, sal e pimenta”. Outra dica fundamental do livro é usar luvas na hora de lidar com a pimenta fresca. E ainda: colocar o sal antes do limão, para que penetre nas fibras dos peixes e frutos do mar.

Ceviche é basicamente peixe cru, “cozido” em um suco ácido e temperado com pimenta fresca e ervas... Mas esse é só o ponto de partida. O resto é com você. Abaixo, confira dez sugestões de receitas diferentes para colocar em prática: 

Ceviche com leite de tigre

O segredo para um bom ceviche, esse clássico da cozinha peruana, é um só: ingredientes super frescos. Para começar, uma receita básica, com peixe branco, cebola-roxa, coentro, limão, pimenta e salsão. Veja como fazer em casa.

O ceviche clássico do La Mar foi testado com diferentes vinhos durante a prova de harmonização

O ceviche clássico do La Mar foi testado com diferentes vinhos durante a prova de harmonização Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Ceviche de linguado

Peixei congelado também funciona para fazer ceviches. Neste acaso, redobre a atenção para o frescor dos demais ingredientes. Esta receita é bem fácil de fazer em casa: leva cebola-roxa, limão-taiti, pimenta dedo-de-moça e folhas de coentro a gosto. Veja a receita. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Ceviche Del Anacardo

Ceviche de salmão, uma versão diferente, mas que vai muito bem nos dias mais quentes. Combina caju, pimenta dedo-de-moça, e gengibre. Confira como fazer em casa.

S11 ARQUIVO 22|08|2012 GUIA DIVIRTA-SE Ceviche del Senor Costa, com vieiras, camarões e tempero especial de leite de coco e caldo de laranja, novo prato da nova unidade do restaurante Killa, em Perdizes. Tadeu Brunelli|DIVULGACAO

S11 ARQUIVO 22|08|2012 GUIA DIVIRTA-SE Ceviche del Senor Costa, com vieiras, camarões e tempero especial de leite de coco e caldo de laranja, novo prato da nova unidade do restaurante Killa, em Perdizes. Tadeu Brunelli|DIVULGACAO Foto: Foto: Tadeu Brunelli

 

Ceviche de quinoa, aspargos e camarão

Receita da premiada chef Roberta Sudbrack, é feito com camarões, quinoa, aspargos e tomates. Veja a receita. 

Ceviche de quinoa, aspargos e camarão.

Ceviche de quinoa, aspargos e camarão. Foto: Tasso Marcelo/Estadão

 

Ceviche Dulce Ají

Abacate, cebola-roxa, gengibre e molho teriyaki compõem os sabores deste prato. Veja a receita. 

Abacate, cebola-roxa, gengibre e molho teriyaki compõem os sabores deste prato. Veja a receita. 

Abacate, cebola-roxa, gengibre e molho teriyaki compõem os sabores deste prato. Veja a receita.  Foto: Tadeu Brunelli|Divulgação

 

Ceviche Mi Soqueso

Para este ceviche, os peixes mais indicados são o olho de boi e o robalo, pelo sabor e pela textura firme da carne branca. Para temperar, queijo fresco, gengibre e missô. Veja a receita.

Para este ceviche, os peixes mais indicados são o Olho de Boi e o Robalo, pelo sabor e pela textura firme da carne branca. Para temperar, queijo fresco, gengibre e missô. Veja a receita. 

Para este ceviche, os peixes mais indicados são o Olho de Boi e o Robalo, pelo sabor e pela textura firme da carne branca. Para temperar, queijo fresco, gengibre e missô. Veja a receita.  Foto: Tadeu Bruenelli|Divulgação

 

Ceviche de pargo com uvaia e pimenta cambuci

Receita da chef Bel Coelho, é feito com farinha de ovinha, filé de pargo, tomate cereja, suco de uvaia, pimenta cambuci, gengibre e brotos de coentro. Veja como fazer. 

Ceviche de pargo com uvaia e pimenta cambuci ensinado por Bel Coelho e Douglas Bello

Ceviche de pargo com uvaia e pimenta cambuci ensinado por Bel Coelho e Douglas Bello Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Ceviche Mi Olivo

Feito com polvo cozido e peixe branco cru, esse ceviche leva ainda azeitonas pretas e milho verde. Veja a receita.

Ceviche Tacna, do restaurante Killa

Ceviche Tacna, do restaurante Killa Foto: Tadeu Brunelli

 

Ceviche Cartagenero

Receita do Suri Ceviche Bar, é feito com camarões crus, Tabasco, ketchup, maionese, conhaque e suco de limão e laranja. Veja como fazer.

Receita do Suri Ceviche Bar, é feito com camarões crus, Tabasco, ketchup, maionese, conhaque e suco de limão e laranja. Veja como fazer.

Receita do Suri Ceviche Bar, é feito com camarões crus, Tabasco, ketchup, maionese, conhaque e suco de limão e laranja. Veja como fazer. Foto: Divulgação

 

Ceviche de vieira e ameixa

Nesta receita, o frescor dos ingredientes é essencial. É fácil de fazer e muito saborosa. Veja a passo a passo. 

Receita de ceviche de vieira e ameixa

Receita de ceviche de vieira e ameixa Foto: Evan Sung|NYT

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.