Do leve ardor-adocicado do curry à mais ardida das pimentas do mundo, receitas para quem não resiste a um prato picante
25 de julho de 2017 | 18:06por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo
O Paladar fez uma seleção de receitas para esquentar. Mas não, não são sopas que você vai encontrar por aqui (se quiser, cá estão). Estamos falando de receitas picantes, desde o leve ardor-adocicado do curry à mais ardida das pimentas do mundo. Nos aperitivos, pratos principais e até nas sobremesas, experimente incluir um pouco de picância no cardápio.
11 receitas picantes, da entrada à sobremesa
1 de 12
Foto: Fabirizio Bensch/Reuters
Picantes
O ‘Paladar’ fez uma seleção de receitas para esquentar. Mas não, não são sopas que você vai encontrar por aqui (se quiser, cá estão). Estamos falando de receitas picantes, desde o leve ardor-adocicado do curry à mais ardida das pimentas do mundo. Nos aperitivos, pratos principais e até nas sobremesas, experimente incluir um pouco de picância no cardápio.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Castanhas picantes
Para inovar nos aperitivos de maneira rápida e diferente, experimente essas castanhas picantes. Na receita vai castanha de caju, amêndoa salgada e amendoim sem pele, mas escolha as que tiver à mão. Utilize açúcar refinado e açúcar mascavo para caramelizar. E finalize com a pimenta caiena e canela em pó para dar mais sabor. Veja o passo a passo completo.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Batata-doce picante
Quando quiser tirar a batata da mesmice, experimente essa receita. Para começar, troque a batata comum pela doce. E asse-a em vez de fritar – vai ficar crocante e sequinha. Mas antes de levar ao forno, pincele azeite e passe nos temperos para fazer uma crosta. Siga a receita na primeira vez e depois, vá experimentando suas próprias combinações de especiarias e temperos favoritos. Mas mantenha sempre a dupla sal grosso e pimenta. Aprenda como fazer.
Foto: Alex Silva/Estadão
Batatas bravas do Tanit
Batatas bravas são um clássico dos bares de tapa na Espanha. Começaram a aparecer em Madri, no pós-guerra, e há registros de que em 1960 provocavam filas em pelo menos três bares da capital espanhola, hoje já extintos. Chegaram a ser chamadas de patatas de lo pobre, tal sua simplicidade, o que ajudou a popularizá-las pelo país. O problema é que, com a fama, vieram as versões nada ortodoxas, incluindo as feitas com ketchup. A versão do chef catalão Oscar Bosch leva maionese picante e salsa de chorizo. Veja como fazer esta receita que saiu literalmente de um cardápio de restaurante.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Grão-de-bico picante
Um aperitivo viciante, fácil de fazer, e que você pode comer à vontade. É só cozinhar o grão-de-bico, temperar e assar. A receita é do livro “100% Real”, do chef americano Sam Talbot, sem edição em português. Ela leva canela, pimenta, especiarias e óleo de coco, que dá um toque adocicado e contrabalança as pimentas. A receita completa você pode conferir aqui.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Conserva de pepino com kimchi
Tsukemono é uma famosa conserva de pepino japonesa e pode ser um bom curinga na cozinha. O toque picante, sugestão do chef Uilian Goya, vem com a adição de kimchi, recheando os pepinos. No japão, o tsukemono é servido comumente com arroz para finalizar as refeições. Veja como fazer.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Tagliatelle com manteiga de especiarias
A receita de Yotam Ottolenghi pede páprica, gengibre, canela, pimenta caiena, cúrcuma, coentro moído e açafrão. A combinação de massa apenas com especiarias é fantástica. Picante, aromática, com toque um adocicado vindo da cebola caramelizada. Por cima, pinole tostado (que faz o contraste de texturas) e folhas de hortelã (que dão um refresco). Uma dica: coloque a pimenta-do-reino no último minuto, depois de provar a manteiga já com as especiarias. Confira como fazer.
Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll/Estadão
Penne alla vodca
Existem inúmeras maneiras de preparar a pasta alla vodca, esta é fácil e deliciosa. O molho fica cremoso e picante, o que num dia frio dispensa qualquer acompanhamento. Pode até ser heresia, mas a editora do ‘Paladar’, Patrícia Ferraz, acha que ralar um pouco de parmesão na hora é indispensável para completar este prato. Veja a receita completa.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Costelinha picante
Essa costelinha suína picante é tão boa e tão fácil de fazer que mal dá para acreditar. O segredo está nos temperos da marinada. Não deixe de usar o vinagre balsâmico. O ideal é deixar a carne marinando durante a noite toda. Para acompanhar, sirva com purê de cenoura com laranja e batata com wasabi, além de rodelas de limão-siciliano. Aprenda a receita.
Foto: Karsten Moran/NYT
Frango frito à moda de Nashville
Esse frango frito é para lá de picante graças ao pó da Bhut Jolokia, conhecida como pimenta-fantasma, a mais ardida do mundo, e uma generosa porção de pimenta-caiena. Não se engane, essa receita vai fazer seus olhos se encherem de lágrimas e sua língua estalar. Para apaziguar o ardor, sirva com fatias de um bom pão branco. Uma cerveja bem gelada também não fará mal. Veja como fazer.
Foto: Sérgio Castro/Estadão
Camarão ao curry
Comece a receita preparando os temperos: doure a cebola, acrescente as sementes de mostarda, o coentro, cominho e o pó de curry. Cada um a seu tempo, e misturando-os bem. Só depois é que os camarões são adicionados, para pegar o sabor. Sirva com boas fatias de pão. Confira a deliciosa receita do chef Ajay Bhagwansingh Kaintura.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Calda de chocolate mexicana
Essa calda é cremosa, com os sabores do chocolate e da baunilha realçados pela pimenta. Vai bem com sorvete de creme, mas dá para servir também com bolo de chocolate. A qualidade do chocolate faz toda a diferença: se for usar chocolate ruim, procure outra receita. Esta exige bom chocolate amargo. Veja como fazer.