Paladar

Receitas

Receita

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

15 massas para o Dia das Mães

O 'Paladar' selecionou receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa para você impressionar a matriarca neste domingo

09 de maio de 2020 | 18:36 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Ainda não sabe o que preparar no almoço de Dia das Mães para impressionar a matriarca? Uma boa massa é sempre bem-vinda nas refeições em família e o preparo não exige muito tempo - assim, depois de lavar a louça, você ainda pode aproveitar o resto do dia ao lado dela.

Pensando nisso, o Paladar selecionou 15 receitas de massas fáceis de fazer, sem complicações no passo a passo, que garantem uma refeição caprichada para mãe nenhuma colocar defeito.

Amarre o avental na cintura e mão na massa! 

 

1. Tagliatelle com manteiga de especiarias

Páprica, gengibre, canela, pimenta caiena, cúrcuma, coentro moído e açafrão. Sabores do Oriente Médio combinados a uma massa italiana. Ousado? Sim, mas uma delícia. O prato fica picante, aromático, com o toque adocicado da cebola. O pinole tostado faz o contraste de texturas e as folhas de hortelã dão um refresco. Aprenda a fazer aqui.

Tagliatelle com manteiga de especiarias.

Tagliatelle com manteiga de especiarias. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

2. Penne alla vodca

Existem inúmeras maneiras de preparar a pasta alla vodca - esta é fácil e deliciosa. O molho (com tomate pelado, creme de leite fresco, pimenta calabresa e, claro, uma dose de vodca) fica cremoso, picante, o que num dia frio dispensa qualquer acompanhamento. Confira o passo a passo aqui.

 

  Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

 

3. Rigatoni recheado com cogumelos

A ideia de rechear massa em forma de tubo, que normalmente se serve apenas fica genial. Esta receita leva rigatoni bem grosso, mas se preferir use aquela massa em forma de concha, o conchiglioni, mais fácil de encontrar. Dá para fazer com horas de antecedência e deixar para levar ao forno só na hora de servir. Veja detalhes da receita aqui.

Receita de rigatoni recheado

Receita de rigatoni recheado Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

 

4. Penne com camarão e pesto

Uma bela receita de massa com camarões cozidos, molho de tomate e pesto de manjericão. Sugerimos usar penne, mas o preparo também combina com outros tipos de macarrão curto. Aprenda a fazer aqui.

Receita de penne com camarão e pesto

Receita de penne com camarão e pesto Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

5. Nhoque de semolina

Nhoque de semolina é uma receita romana – que aliás na Itália é chamada de gnocchi alla romana. Em vez de farinha e batata, os nhoques são feitos com semolina e cozidos no leite. Depois, vão ao forno, sem molho, apenas com um pouco de manteiga. Veja como fazer aqui.

Confira a receita de nhoque de semolina

Confira a receita de nhoque de semolina Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

 

6. Fusilli com rúcula, aspargo e ricota

O preparo (diferente) da massa faz toda a diferença nesse prato. Ferva um litro de água temperada com sal, adicione o macarrão parafuso mexa vigorosamente e, quando voltar a ferver, tampe a panela e desligue o fogo. Verifique o ponto da massa dois minutos antes do tempo indicado no pacote da massa. Acredite, vai dar certo. Confira o restante da receita aqui.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

7. Lasanha de aspargos

É tradição servir lasanha no Dia das Mães? Que tal inovar nos complementos da massa? Essa lasanha de aspargos frescos é leve e tem sabor muito delicado. O molho é um creme de aspargos, só que um pouco mais grosso (com menos caldo). De resto, é só alternar o molho camadas de mussarela e de aspargos fatiados cozidos no vapor. Fácil e deliciosa. Confira a receita.

Receita de lasanha de aspargos

Receita de lasanha de aspargos Foto: Alex Silva|Estadão

 

8. Macarrão cacio e pepe 

Espaguete com manteiga, queijo (cacio), pimenta (pepe), um pouquinho da água do cozimento e nada mais. É superfácil de fazer - mas é preciso seguir direitinho o passo a passo da receita. Veja a receita completa.

Receita de cacio e pepe (macarão com queijo e pimenta)

Receita de cacio e pepe (macarão com queijo e pimenta) Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

9. Macarrão alla amatriciana

É muito fácil de fazer: você vai precisar de espaguete, guanciale, azeite, um tiquinho de vinho branco, tomates San Marzano (ou tomate pelado), pepperoncino, pimenta-do-reino e sal. Cozinhe a massa, refogue os demais ingredientes numa frigideira. Misture tudo e salpique queijo pecorino por cima. Não tem erro e fica uma delícia. Confira detalhes da receita aqui.

Receita de macarrão alla amatriciana

Receita de macarrão alla amatriciana Foto: Reprodução

 

10. Fazzoletti ao pesto pedaçudo

Nessa receita, te ensinamos a fazer o macarrão e o pesto do zero em casa. Não tem segredo: dá para fazer a massa no processador e o corte é simples, um quadrado (fazzoletti) com cerca de 10 centímetros. Já o pesto é feito no liquidificador - mas não bata demais, a ideia é que fique pedaçudo. Veja como fazer.

Fazzoletti ao pesto pedaçudo.

Fazzoletti ao pesto pedaçudo. Foto: Evan Sung/NYT

 

11. Tagliatelle com creme de açafrão e abobrinha

Essa massa é para fazer rapidinho, fica deliciosa mas tem dois truques. O primeiro é usar o creme de leite fresco, que é mais leve e mais líquido, para fazer o creme de açafrão. O outro é servir imediatamente – não pode deixar esfriar e nem requentar no dia seguinte. Confira a receita.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

12. Massa com ragu de pato

Você vai precisar de pelo menos duas horas para preparar esse prato, mas, acredite, vai valer a pena. Primeiramente é preciso temperar e assar pato, desfiar a carne e só então começar a preparar o ragu. Sirva com massa de tubo. Veja a receita completa aqui

Ragu de pato.

Ragu de pato. Foto: Codo Meletti|Estadão

 

13. Espaguete à carbonara

O carbonara possui várias versões sobre sua origem e também sobre seu modo de preparo. Em algumas delas, as mais polêmicas, até creme de leite é acrescentado à receita. Nossa versão preferida leva gemas, queijo ralado, salsinha e pimenta. Aprenda a fazer aqui.

Receita de espaguete à carbonara

Receita de espaguete à carbonara Foto: Filipe Araujo|Estadão

 

14. Espaguete ao limone

Eis uma massa de preparo simples e sabor refrescante. A receita usa o sumo e as raspas de limão-siciliano para dar um toque único  - além disso, você só vai precisar de creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. Mas tem o seguinte: se na hora de raspar a casca do limão-siciliano você pegar um pouco da parte branca, jogue fora e comece de novo. A parte branca amarga a ponto de estragar o molho. Confira o passo a passo.

Spaghetti al limone

Spaghetti al limone Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

15. Rigatoni com ragu de linguiça

Esse ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o tal do soffritto. Ele vai ganhando sabor conforme os vegetais cozinham, primeiro com a carne, em seguida com um copo de vinho branco, depois com um pouco de leite (sim, leite). E por fim, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Confira a receita completa.

 

  Foto: Werther Santana|Estadão

 

 

*Caderno de receitas originalmente publicado em maio de 2016. Atualizado pela última vez em maio de 2020.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências