Paladar

Receitas

Receita

15 receitas para aproveitar a safra da goiaba, que vai até abril

A cor é linda, o sabor é incrível; confira sobremesas que usam a fruta in natura e a goiabada como ingrediente principal

21 de fevereiro de 2021 | 21:17 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Começo de ano é época de goiaba. Para conseguir aproveitar a fruta, aposte em uma compota ou numa bela sobremesa. Mas, não tendo a fruta fresca em mãos, vá de goiabada. Ela rende doces cremosos e crocantes. O próprio Romeu e Julieta ganha diferentes versões. 

Cheesecake de Romeu e Julieta

Está na época da goiaba! Para aproveitar a estação cheia de opções fresquinhas, a primeira delas é este cheesecake que utiliza a fruta tanto na forma de geleia quanto em fatias semiconfit, que são dispostas em cima da sobremesa. Ao todo, são cinco as etapas de preparação. Confira o passo a passo.

Cheesecake de Romeu e Julieta - com cream cheese.

Cheesecake de Romeu e Julieta - com cream cheese. Foto: Alex Silva/Estadão

 

Bolo de fubá com goiabada

Com cara de feito pela vó, este bolo se destaca pela doçura dos quadradinhos de goiabada, que são acrescentados aos demais ingredientes ainda antes do prato ir para o forno. Confira a receita.

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Romeu e Julieta no copinho

Misturada ao vinho, a goiabada ganha uma consistência espessa nesta sobremesa servida em pequenas porções. Em três camadas, ela traz queijo fromage blanc na base, seguido do creme feito com a fruta e de uma farofa de castanhas de caju torradas. Confira a receita.

Clássico doce servido em copos

Clássico doce servido em copos Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

Crumble de goiaba

Cozida com açúcar, a goiaba é servida junto com uma farofa de castanhas-do-pará. Na hora de consumir, a sobremesa é combinada ao creme inglês, mantido em um recipiente à parte. Confira a receita.

Receita de crumble de goiaba

Receita de crumble de goiaba Foto: Alex Silva|Estadão

 

Compota de goiaba

Uma opção fácil e barata de aproveitar a fruta durante meses é fazer compotas. Afinal, além de serem consumidas individualmente, elas também podem ser misturadas a sucos, vitaminas e iogurtes. Para prepará-las, são necessários apenas três ingredientes: goiaba, açúcar e água. Confira a receita.

Receita de compota de goiaba

Receita de compota de goiaba Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Cookie de goiaba crocante

Outra opção de lanche com a fruta é acrescentar pedaços de goiabada à massa de biscoitos. Neste cookie, por exemplo, o doce contrasta com a crocância da bolachinha. Confira a receita.

 

  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Releitura do Romeu e Julieta

A parceira quase perfeita ganha nova roupagem ao combinar um mousse de queijo meia cura com goiaba confit e calda de goiabada cascão. Confira a receita.

Releitura do Romeu e Julieta.

Releitura do Romeu e Julieta. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

Pavê de Romeu e Julieta

Com uma apresentação digna de um grande restaurante, este pavê utiliza basicamente ingredientes do dia a dia, como ovos, açúcar e goiabada. Para dar contraste no sabor, ele aposta na combinação da fruta com um creme de Catupiry. Confira a receita.

Pavê de Romeu e Julieta.

Pavê de Romeu e Julieta. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

Pudim de gabinete com recheio de Romeu e Julieta

A clássica combinação de queijo e goiabada também é o elemento principal desta sobremesa que, ainda, mistura frutas secas, castanha e vinho. Confira a receita.

 

  Foto: Clayton de Souza|Estadão

 

Torrone de goiabada cascão

A brasileiríssima goiabada se mistura à culinária espanhola nesta sobremesa, que pode ser servida como lanche ou guardada em potes de vidro. Ao todo, para replicá-la são necessários apenas oito ingredientes e investir todas as habilidades manuais na hora de moldar os torrones. Confira a receita.

SAO PAULO - 27|09|2015 - PALADAR - 9 º Paladar Cozinha do Brasil - Torrone de castanha de caju e goiabada, Quando o merengue encontra o samba, Lu Bonometti - Tadeu Brunelli|Estadao

SAO PAULO - 27|09|2015 - PALADAR - 9 º Paladar Cozinha do Brasil - Torrone de castanha de caju e goiabada, Quando o merengue encontra o samba, Lu Bonometti - Tadeu Brunelli|Estadao Foto: Tadeu Brunelli, SP|BRASIL

 

Bolo de rolo

A goiabada é o recheio principal desta tradicional sobremesa pernambucana. Na hora de preparar a massa, uma das dicas é separá-la em sete assadeiras rasas para, depois, formar as camadas do bolo. Confira a receita.

Receita de bolo de rolo

Receita de bolo de rolo Foto: Reprodução

 

Cheesecake de goiaba

Em vez de cream cheese e creme de leite, esta versão do prato aposta em uma mistura de ricota, ovos, leite condensado e goiabada cremosa. Para completar, frutas caramelizadas são utilizadas na decoração. Confira a receita.

Cheesecake de goiaba.

Cheesecake de goiaba. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Biscotti de castanhas brasileiras e Romeu e Julieta

Neste biscoito, a goiabada é acrescentada apenas no momento do consumo. Antes disso, ingredientes como castanhas fritas, fubá e queijo curado são misturados e assados para formar a massa crocante. Confira a receita.

Biscotti com ingredientes brasileiros

Biscotti com ingredientes brasileiros Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Petit suisse de goiaba

Esta sobremesa também utiliza apenas ingredientes fáceis de encontrar no comércio, como limão, creme de leite, sal  e açúcar. Ideal para consumir geladinha e de colher, seu preparo tem apenas três etapas até a sobremesa adquirir uma textura lisa e cremosa. Confira a receita.

Receita de petit suisse de goiaba de Neide Rigo

Receita de petit suisse de goiaba de Neide Rigo Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Chips de goiaba

Acredite, é muito fácil de fazer - você só vai precisar ter um pouco de habilidade com a faca para fatiar a fruta bem fininho. Depois de pronto, coma com chips ou use para decorar outras sobremesas. Veja como fazer.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

*Caderno de receitas publicado pela primeira vez em março de 2016. Atualizado pela última vez em fevereiro de 2021. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.