16 receitas para despertar o carnívoro que existe dentro de você
Do filé mignon até a bochecha bovina, aprenda a combinar carnes com diversos ingredientes e temperos
02 de novembro de 2017 | 15:41por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo
Você ama comer carne? Então, esta lista de receitas é para você. Do bife perfeito à carne de panela, em massas e risotos, curada ou até crua, basta escolher o seu estilo preferido.
16 receitas para despertar o carnívoro que existe dentro de você
1 de 16
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Bife na chapa fácil e rápido
Aprenda a fazer o bife perfeito em casa: suculento, no ponto certo, sem queimar ou cozinhar demais. É mais fácil do que você imagina.
Foto: Felipe Rau/ Estadão
Baião de dois com mignon, melaço de cana e castanha de caju
Prato típico do Nordeste, o baião de dois é prático e tem diferentes versões a depender de seu estado de origem. Neste aqui, é preciso refogar a carne-seca e depois misturá-la com queijo coalho, arroz e feijão. Na hora de servir, é só adicionar um fio de melaço e polvilhar castanha de caju triturada em cima do filé mignon. Confira a receita.
Foto: Fernando Sciarra/ Estadão
Filé mignon com cebola e shoyu
Uma peça de filé mignon, azeite, shoyu, cebolas picadas e pronto! Para provar esse prato, a dica é comprar um vinho com boa acidez para harmonizar os sabores. Confira a receita.
Foto: Tadeu Brunelli/ Estadão
Confit de miolo de alcatra com batatinhas assadas
Não é preciso muito para preparar este prato. Os ingredientes básicos são miolo de alcatra e batata bolinha. E, para temperá-los, a recomendação é usar banha de porco, pimenta-do-reino-preta, azeite, sal e raspas de laranja e limão. Confira a receita.
Foto: Daniel Teixeira/ Estadão
Stinco de vitelo assado com risoto de açafrão e porcini
Essa receita é bem incrementada, boa para servir a uma visita. Para preparar o prato, lembre-se de comprar vitelo, vinho branco, azeite extravirgem, arroz carnaroli, funghi porcini. Confira a receita.
Foto: Alex Silva/ Estadão
Stracotto com polenta cremosa
Clássico italiano, o stracotto é uma carne cozida lentamente na manteiga com vinho tinto e outros temperos. A polenta cremosa vai de acompanhamento. Outro item que pode realçar o sabor do alimento é um vinho com passagem em carvalho. Confira a receita.
Foto: Roberto Seba/ Estadão
Bochecha braseada ao nebbiolo
Você tem um fornecedor de carne em quem confia? Se a resposta for sim, peça a ele bochechas bovinas. Na hora em que for tirar as gorduras e cartilagens das bochechas, saiba que não é preciso descartar muita coisa se a carne for de boa qualidade. Depois, é hora de temperar. Confira a receita.
Foto: Roberto Seba/ Estadão
Carne de sol com rosti de aipim
Essa receita franco-nordestina é dividida em quatro etapas: o preparo da carne de sol de contrafilé, do rosti de mandioca, do coulis de abóbora e do nage de vinho tinto. Confira a receita.
Foto: Melina Hammer/ NYT
Assado do Mississippi (acém cozido lentamente com molho ranch)
Originalmente americana, o assado do Mississippi leva ingredientes fáceis de se encontrar no mercado perto de casa. O prato nada mais é que um acém cozido lentamente com molho ranch - maionese, vinagre, endro seco e páprica. Confira a receita.
Foto: Suzy Allman/ NYT
Carne de panela, como se come no nordeste dos EUA
Esse prato norte-americano tem gosto de comida caseira. Os ingredientes já são velhos conhecidos dos brasileiros: acém, cebolas roxas, cenouras, cogumelos, vinho tinto, entre outros. Confira a receita.
Foto: Tadeu Brunelli/ Estadão
Nhoque de banana-da-terra com carne-seca
Em vez de batata, nesse prato a banana-da-terra é o ingrediente principal para o nhoque. O sabor especial fica por conta da mistura com o molho de carne-seca com manteiga de garrafa. Confira a receita.
Foto: JF Diorio/ Estadão
Penne com carne-seca e vinho
No lugar da carne moída, que tal colocar carne-seca para acompanhar o penne? Essa combinação pede vinhos tintos de taninos finos. Confira a receita.
Foto: Felipe Rau/ Estadão
Spicy beef, carne curada no sal grosso e especiarias
Não tenha pressa para comer esse prato. Ele leva mais de 15 dias para ficar pronto. Primeiramente, é necessário marinar a carne por dois dias no açúcar mascavo. Depois, são necessários outros 14 dias só na geladeira para, então, ficar pronto para assar. Uma vez pronto, leva 12 horas para esfriar. Confira a receita.
Foto: Felipe Rau/ Estadão
Biryani de vitela
Apesar de dar o nome ao prato, não é só a vitela que brilha aqui. O sabor e a textura ficam por conta também do arroz, da pasta de alho com gengibre,das amêndoas e das uva-passas. Confira a receita.
Foto: Helena de Castro
Steak tartare do La Casserole
Filé mignon picado na ponta da faca e temperado, o steak tartare é um clássico servido no tradicional restaurante do Largo do Arouche. Na versão original, acrescenta-se gema também, mas isso aqui é opcional. Confira a receita.
Foto: Felipe Rau/ Estadão
Torta de carne-seca com queijo coalho
O preparo da torta de carne-seca se divide em três etapas. A primeira consiste na produção da massa, que leva iogurte natural, farinha, manteiga e sal. Já a segunda fase é o preparo e tempero da carne-seca e do queijo coalho. Por fim, a montagem. Confira a receita.