Paladar

Receitas

Receita

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

20 receitas para um brunch incrível

Perfeito para os finais de semana, o brunch é um misto de café da manhã e almoço e pode combinar panquecas, tortas, ovos e até drinques

Comente

10 de novembro de 2019 | 06:45 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Tradição nos Estados Unidos, brunch é a refeição que fica entre o café da manhã e o almoço. O café da manhã tardio virou hit e ganhou diversas casas especializadas nos últimos anos por aqui.

Perfeito para os finais de semana, comporta itens matinais clássicos e pratos mais encorpados, cafezinho e drinque. Se a ideia é aproveitar a refeição em casa, confira nossa seleção de 20 receitas deliciosas para você se inspirar. 

 

1. Ovos benedict

Todo brunch precisa ter um bom prato de ovos - e nada mais clássico que os ovos benedict. Uma fatia de pão, uma fatia presunto (ou salmão defumado), molho holandês e um ovo poché com a gema bem molinha, que escorre pelo prato todo. Veja a receita

Ovo Benedict com salmão defumado do restaurante Parigi Bistrot

Ovo Benedict com salmão defumado do restaurante Parigi Bistrot Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

2. Frittata

Continuando no tema "ovos", uma boa frittata pode ser palco para o que você tiver na geladeira: frios, alho-poró, espinafre, queijos, tomatinho, abobrinha, bacon e o que mais a imaginação mandar. Veja uma receita para se inspirar

Dá para aproveitar o que tem na geladeira para montar a sua frittata 

Dá para aproveitar o que tem na geladeira para montar a sua frittata  Foto: Melina Hammer/NYT

 

3. Pão de queijo com provolone

Não é porque brunch é invenção gringa que não podemos incrementar com as nossas próprias receitas típicas, e o pão de queijo é sempre indispensável na mesa do café do brasileiro. Mas já que a ideia é fazer algo diferente, que tal experimentar fazer essa versão com provolone? A receita está aqui. Se quiser se manter no tradicional ou inventar ainda mais, confira uma lista com dez jeitos de fazer pão de queijo.  

Pão de queijo com provolone.

Pão de queijo com provolone. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

4. Cuscuz de milho

Cuscuz nordestino é outra presença obrigatória em muitas mesas de café da manhã por aqui. Essa receita é do chef Rodrigo Oliveira, ele serve para os filhos com ovo cozido de gema mole e requeijão caseiro. Mas também vai bem com geléias, compotas, manteiga..

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

5. Torrada de abacate 

O pão tostado, crocante e sequinho, recebe uma camada do untuoso avocado e faz as vezes de uma manteiga, em um casamento escrito nas estrelas. Os dois se bastam, mas também são generosos e inclusivos: sempre cabe mais um ingrediente. Vale ovo, salmão, beterraba, rabanete, queijo, morango, camarão, tomate, ervas, folhas…Veja como fazer esta versão com pesto e mussarela de búfala. 

 

  Foto: Roberto Seba

 

6. Focaccia

A faoccia é uma ótima ideia de pão para o brunch, sua receita é fácil de prepar e pode ser servida sozinha ou com recheios, no estilo de pizza. Veja como fazer a receita básica e crie suas próprias coberturas. 

A focaccia bianca preparada pelo padeiro Marco di Roma do Eataly.

A focaccia bianca preparada pelo padeiro Marco di Roma do Eataly. Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

7. Croque monsieur

Outra boa aposta são sanduíches um pouco mais elaborados. Criação francesa, o croque monsieur é um sanduíche de presunto e queijo gatinado com molho béchamel e mais queijo. Veja a receita. 

Croque monsieur 

Croque monsieur  Foto: Felipe Rau/Estadão

 

8. Sanduíche provençal

Tomates, abobrinhas e berinjelas assados e regados em bastante azeite vão em cima de uma baguete com uma boa camada de mostarda de Dijon - e queijo gruyère ralado para finalizar. Veja a receita.

Antepasto como refeição nessa receita de sanduíche provençal

Antepasto como refeição nessa receita de sanduíche provençal Foto: Gabriela Bilo|Estadão

 

9. Torta de cogumelos

Essa torta pode ser servida quente ou em temperatura ambiente e, melhor ainda, pode ser feita na véspera e mantida na geladeira coberta com papel alumínio. Veja a receita

Torta de cogumelos.

Torta de cogumelos. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

10. Panquecas

Para um refeição tipicamente americana, um prato tipicamente americano. As panquecas fofinhas podem ser servidas com maple syrup, manteiga, geleia, frutas e chocolate. Veja o guia da panqueca perfeita

 

  Foto: Karsten Moran|NYT

 

11. Tapioca

Se preferir uma opção nacional, aposte nas tapiocas. Estas foram feitas com flores comestíveis e recheio cremoso de coco. Veja a receita. 

Tapioca com flores

Tapioca com flores Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

12. Salmão curado com erva-doce

Essa receita precisa de planejamento e antecedência, mas vale a pena. Vai bem em torradas e acompanha ovos muito bem. Veja a receita. 

Receita de salmão curado com erva-doce

Receita de salmão curado com erva-doce Foto: Roberto Seba|Estadão

 

13. Creme de pitaia com banana

Se quiser deixar o brunch mais leve, a pitaia anda em alta pela cidade e além de saborosa dá essa cor linda e intensa às receitas. Preparar esse creme é fácil e muito rápido. Veja como preparar.

Creme de pitaia com banana 

Creme de pitaia com banana  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

14. Bolo de capim-limão

Seja café-da-manhã ou brunch, a primeira refeição do dia sempre merece ter um bom bolo. Confira a receita. 

Bolo de capim-limão.

Bolo de capim-limão. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

15. Bolo sem glúten

De milho, limão-siciliano e amoras, é um bolo de sabor surpreendente, massa fofa bem aerada e muito fácil de fazer. Veja a receita. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

16. Bolo de chocolate da Nigella Lawson

Macio, com a textura esponjosa, sabor de chocolate intensificado pelo açúcar mascavo, este bolo tem um pouco de pudim e um pouco de brownie. Veja a receita. 

Receita de bolo de chocolate da Nigella Lawson

Receita de bolo de chocolate da Nigella Lawson Foto: Reprodução

 

17. Smoothie de manga, morangos e leite de soja

Para começar a lista de bebidas, um smoothie refrescante e revitalizante - além de fácil de fazer. É só colocar as frutas para congelar no dia anterior e batê-las no liquidificador com leite de soja antes do brunch. Veja a receita. 

Smoothie de manga, morangos e leite de soja.

Smoothie de manga, morangos e leite de soja. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

18. Mimosa

O drinque é clássico de brunch, combina suco de laranja e espumante, servido sempre em uma taça flute. Confira como preparar

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

19. Bloody mary

Outro drinque que vai super bem no brunch é o bloody mary. Mais intenso, leva vodca, suco de tomate, molho de pimenta, suco de limão-siciliano e molho inglês. Veja como preparar a receita clássica

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

20. Café coado

Há café para todos os gostos. Mas tudo começa com um coado bem feito. Confira dicas de como fazer o café coado perfeito em casa

Café coado 

Café coado  Foto: Werther Santana/Estadão