Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

A melhor salada russa da Espanha

Popular em toda a Espanha, a salada russa é uma salada de batatas com maionese e complementos que variam conforme o endereço

por Patrícia Ferraz

A ensaladilla rusa é uma instituição na Espanha, todo mundo faz, todo mundo come, todo mundo gosta: é uma salada de batatas com maionese e complementos que variam conforme o endereço. Ela é popular no país todo, em casas, restaurantes e bares de tapas.

Tão popular, aliás, que neste ano o congresso que define tendências e desdobramentos da revolução de vanguarda espanhola, o Gastronomika, em San Sebastian, fez uma pausa para escolher a melhor ensaladilla rusa da Espanha.

O júri foi presidido por Martín Berasategui, que tem um três-estrelas com seu nome, entre outros restaurantes. Ganhou a de Carlos Abellan, do Tapas 24, em Barcelona. Os truques fazem a diferença: ele tempera as batatas ainda quentes. Faz a própria maionese, claro, e usa parte do óleo das latas de anchovas, atum e da água das azeitonas.

Preparo

1Cozinhe no vapor as batatas inteiras com a pele por 45 minutos aproximadamente.
2Descasque as cenouras e cozinhe até estarem macias.
3Pique as azeitonas e as anchovas.
4Escorra e separe o atum em lascas sem dispensar o óleo da conserva (será usado).
5Descasque e pique batatas e cenouras em cubos pequenos.
6Bata no liquidificador o ovo, o alho picado e o sal, coe e volte ao liquidificador. Vá juntando os óleos aos poucos, sem parar de bater, para montar a maionese.
7Misture a maionese com as batatas e cenouras picadas ainda quentes, adicione as anchovas e as azeitonas picadas e o atum. Resfrie rapidamente na geladeira, mas o ideal é consumir em temperatura ambiente.

 

Ficou com água na boca?