Paladar

Receitas

Receita

A preço de ouro: veja como substituir o arroz nas refeições

Para além do macarrão, ‘Paladar’ selecionou receitas com cuscuz de milho, canjiquinha, polenta para que você consiga variar no cardápio

10 de setembro de 2020 | 17:01 por Danielle Nagase, O Estado de S.Paulo

O arroz está custando os olhos da cara. O aumento da demanda (nacional e internacional), influenciado pela pandemia do novo coronavírus, fez disparar o preço do grão - nas últimas semanas, um pacote de cinco quilos, que normalmente custaria R$ 15, pôde ser encontrado em alguns lugares por R$ 40.

Na quarta-feira (9), o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, sugeriu que o brasileiro substituísse o arroz por macarrão, uma vez que não há prazo para que o preço do produto seja reduzido para os consumidores.

Após tomar nota da sugestão, o Paladar foi atrás de receitas de molhos para variar no sabor do espaguete. A seleção inclui “o molho de tomate perfeito”, como apelidou a equipe do caderno, macarrão ao alho e óleo, à bolonhesa, com ragu de linguiça.

Mas se você não se animou com a ideia de comer macarrão todo santo dia, confira também receitas com cuscuz de milho, canjiquinha, polenta. Esse pratos são ótimos para substituir o arroz, sem deixar o cardápio cair na mesmice.

 

Cuscuz de milho

O chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, gosta de comer esse cuscuz no café da manhã, com ovo cozido e requeijão - mas nada impede que você inclua os flocos de milho no seu almoço ou jantar para acompanhar a tal da “mistura”. Confira a receita.

 

  Foto: JF Diório|Estadão

Polenta cremosa com especiarias

Não se espante com a quantidade de ingredientes e o número de passos do preparo. A receita da colunista Patrícia Ferraz é bem fácil de fazer em casa e fica deliciosa para acompanhar um assado. Além do requeijão, essa polenta carrega um toque de mestre: a manteiga de especiarias. Se a ideia for cortar curtos, faça só a polenta. Veja o passo a passo.

Polenta cremosa com especiarias

Polenta cremosa com especiarias Foto: Gabriela Biló|Estadão

Quirera de milho cremosa

A chef Heloísa Bacellar, do Lá da Venda, dá a dica deixar a quirera, ou canjiquinha, bem cremosa: “acrescente queijos brasileiros na receita”. Canastra (MG), Serrano (RS), Atalaia (SP), Figueira (SP) e Castanho (SP) funcionam muito bem – o importante é mesclar queijos mais e menos curados e pelo menos um que derreta bem. Aprenda a fazer em casa.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

Tabule de quinoa

A receita original, compartilhada pelas chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão, inclui lentilha entre os ingredientes - se quiser, pode fazer sem. Rabanete, erva-doce, damasco e hortelã complementam o prato com toque fresco e agridoce. Confira o passo a passo.

Receita de tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã

Receita de tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã Foto: Roberto Seba|Estadão

Molhos clássicos para variar o macarrão

Saber fazer um bom macarrão é um trunfo que todo cozinheiro precisa ter - ainda mais em tempos de alta no preço do arroz. E nada melhor do que beber diretamente da fonte: as receitas italianas. Entre clássicos e releituras, o Paladar selecionou 12 opções. Confira aqui.

 

  Foto: Thiago Queiroz|Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências