Paladar

Receitas

Receita

Lucas Terribili
Lucas Terribili

Abóbora de todas as maneiras

Confira 11 receitas que vão da entrada à sobremesa e aproveite a safra

30 abril 2018 | 18:33 por Redação Paladar

A abóbora é um fruto extremamente versátil na cozinha. Funciona com doces e salgados, entradas e pratos principais. Aproveitando a safra, confira abaixo 11 receitas que valorizam o ingrediente. 

+Yuzu, limão japonês que é puro perfume, é disputado por chefs

+Receitas para o outono com ingredientes da estação

 

Pesto de zucca (abóbora)

Ficou com água na boca?

Pesto à base de abóbora, um molho de preparo extremamente simples e múltiplas utilidades. Vai bem como pasta para torradas, como molho para massa recheada ou até para acompanhar uma ave. 

Feito de abóbora (a carne e as sementes), gengibre, amêndoas e azeite, é um molho com múltiplas possibilidades de uso

Feito de abóbora (a carne e as sementes), gengibre, amêndoas e azeite, é um molho com múltiplas possibilidades de uso Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

Purê de abóbora

Aprenda a fazer o purê com receita do chef Salvatore Loi, do Loi Ristorantino. A abóbora pré-assada é misturada ao leite e à manteiga e condimentada com queijo grana padano, canela em pó, sal e pimenta a gosto.

Purê de abóbora

Purê de abóbora Foto: Lucas Terribili

 

Samosa de abóbora e ricota

Samosa é um pastelzinho de massa delicada e crocante, bastante popular na Índia. Pode ter diferentes formatos, ser frito ou assado e permite grande variedade de recheios – queijos, legumes, carnes moídas, até frutas nas versões doces. Tudo bem temperado com os condimentos, ervas e especiarias indianos. Nesta versão, abóbora cozida e ricota estrelam o pastelzinho.

Samosa de abóbora e ricota

Samosa de abóbora e ricota Foto: MÁRCIO FERNANDES

 

Salada de abóbora com queijo da canastra e vinagrete de mel de engenho

Preparo leve e fresco, mas cheio de personalidade. Descasque a abóbora e corte em rodelas. Faça lâminas e reserve. Corte queijo da canastra em tiras finas, da mesma espessura da abóbora, e reserve. O vinagrete é feito à parte e misturado posteriormente.

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano Foto: Divulgação

 

Sopa de abóbora e cebola assadas

Abóbora, cebola e especiarias fazem uma grande parceria no prato. E essa sopa é bem simples de preparar, a única diferença é que em vez de cozinhar a abóbora e a cebola, a gente assa as duas. É um prato perfeito para uma noite fria.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Massa de abóbora rústica

Uma bela sugestão de massa recheada. A abóbora é refogada e misturada com pão ralado para ganhar firmeza. Na hora de rechear, abra a massa, coloque o recheio no meio, feche e modele.

Massa de abóbora rústica ensinado por Ana Soares

Massa de abóbora rústica ensinado por Ana Soares Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Abóbora, coalhada e hortelã

Delícia de acompanhamento, fácil de fazer. Asse a abóbora com antecedência e deixe na geladeira para transformá-la em refeição em poucos minutos. Mas atenção, só finalize o prato, colocando a coalhada, as folhas de hortelã e os temperos, na hora de servir. Fica ótima aquecida ou em temperatura ambiente.

 

  Foto: Rafael Arbex|Estadão

 

Abóbora caramelizada com mexerica

Nesta receita a abóbora inteira brilha. O fruto vai ao forno com casca e tudo, servindo como base e recheio para o preparo. 

Abóbora caramelizada da chef Heloisa Bacellar

Abóbora caramelizada da chef Heloisa Bacellar Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Carne-seca com abóbora

Tradicionalíssimo prato da gastronomia brasileira. Combina a textura da abóbora e o sabor da carne, uma tabelinha e tanto.  

Carne-seca com abóbora e couve

Carne-seca com abóbora e couve Foto: ALEX SILVA

 

Doce de abóbora em fitas com coco

Abóbora rende grandes sobremesas. Neste doce tradicional, ela é utilizada seca, sem casca e cortada em tiras finas, combinada com coco em lascas. 

 

  Foto: António Rodrigues|Estadão

 

Toucinho do céu: bolo de amêndoas, gemas e abóbora branca

Esta receita é uma combinação de bolo de amêndoas, gemas e abóbora branca. Uma boa sugestão é servi-lo com sorvete de maracujá.

 

  Foto: Cláudio Meletti