Receitas

Receitas

Almôndegas gregas

Em casa, a chef Heloisa Bacellar prepara esta receita com carne bovina, mas, para uma versão mais raiz, use cordeiro moído

por Redação Paladar

Helô Bacellar criou a própria versão de almôndegas gregas.

Helô Bacellar criou a própria versão de almôndegas gregas. Foto: Ana Bacellar

De tanto que amava as almôndegas com uvas-passas e pistaches, de um restaurante grego familiar, em Paris, quando voltou para o Brasil, a chef Heloisa Bacellar tratou de fazer testes e mais teste para desenvolver uma receita parecida.

No processo, descobriu que é melhor usar só as gemas para dar liga à carne moída, já que esta garante consistência e deixa a almôndega macia, enquanto a clara deixa os bolinhos firmes demais. Outra dica é trabalhar a massa de carne rapidamente para que as bolinhas também não endureçam. 

Preparo

1Coloque o pão esfarelado numa tigela média, cubra com a água e deixe descansar por 5 minutos.
2Coloque a farinha num prato fundo e reserve.
3Numa tigela maior, misture a carne, as ervas picadinhas, a cebola, o alho, a gema, a uva-passa, o pistache, umas 2 colheres (sopa) de azeite, sal, pimenta e o pão amolecido. Misture tudo só o bastante para incorporar os ingredientes, pois quanto menos se trabalha, mais macias ficarão as almôndegas.
4Molde umas 24 bolinhas de uns 2 cm de diâmetro e role na farinha, retirando o excesso.
5Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande, junte metade das almôndegas, deixe dourar primeiro de um lado e depois dos outros. Passe as almôndegas prontas para um prato, limpe a frigideira com papel absorvente, aqueça mais azeite e prepare as restantes. Sirva em seguida.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas