Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Aperitivo de omelete

Fácil, bonito, barato e delicioso, essa receita é uma ótima sugestão para abrir às celebrações de Natal

por Patrícia Ferraz

Neste ano atípico, em que o Natal deve – e precisa – reunir poucas pessoas, a ideia é adaptar o cardápio, deixar de lado os grandes assados e as mesas repletas de pratos, simplificando as coisas. Menos é mais. Mas para garantir o clima da celebração, o “menos” tem de vir com “mais” capricho. Comece com este aperitivo de omelete que é fácil, bonito, barato e delicioso. 

Espetinho de omelete 

Espetinho de omelete  Foto: Codo Meletti/Estadão

Preparo

1Ponha quatro ovos em uma vasilha, bata com dois garfos ou batedor de arame tipo fouet. Tempere com sal e pimenta. Se for misturar a salsinha picada, esse é o momento.
2Derreta metade da manteiga em uma frigideira de fundo reto (se tiver omeleteira, melhor!) e despeje os ovos batidos.
3Abaixe o fogo e cozinhe, sem mexer, até a omelete começar a soltar das laterais da frigideira e o centro estiver firme. Vire com muito cuidado, sem dobrar. Se precisar, ponha um prato grande sobre a frigideira, vire para que a omelete vá para o prato e deslise de volta para a frigideira, para dourar levemente do outro lado.
4Tire a omelete da frigideira, ponha numa tábua, faça a outra omelete da mesma maneira. 
5Corte as omeletes em circulos pequenos, com a ajuda de um molde, ou as bordas de uma xícara de café.
6Monte o aperitivo: ponha uma camada de omelete, um pedaco de salmão, cubra com outro pedaço de omelete e mais um pedaço de salmão. Ponha uma alcaparra no centro e espete com um palito. Repita o procedimento para fazer o aperitivo de salame. Sirva em temperatura ambiente.

 

Ficou com água na boca?