Paladar

Receitas

Receita

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Aperitivos e entradas para o almoço de Páscoa

Receitas simples e rápidas para servir enquanto o prato principal não fica pronto

29 de março de 2021 | 10:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

No almoço de Páscoa, não tem jeito, o prato principal é a grande estrela. Tanto que nem costumamos pensar em um menu completo, deixando acompanhamentos, entradas e até sobremesas em segundo plano. Se no centro do seu almoço de domingo estará um bacalhau, outros peixes ou até um cordeiro (como é comum na Europa), o Paladar já tem boas sugestões de receitas para você. 

Aqui, trazemos uma seleção de aperitivos e entradas para começar a grande refeição. Musses, patês, saladas, legumes e bolinhos, com e sem bacalhau (eis uma boa chance de aproveitar aparas do peixe que não entraram no prato principal). 

Já para a sobremesa, confira dicas de doces de ovos e de chocolate

 

Tapenade (pasta de azeitonas pretas)

É difícil decidir qual a melhor combinação para essa pasta perfumada de azeitonas pretas. Ela fica ótima com mussarela de búfala, sobre uma fatia de pão torrado, com tomates bem maduros ou com todos eles juntos. Para o almoço de páscoa, dá uma bela entrada que pode ser feita com dias de antecedência. Veja como fazer.  

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz Foto: Epitácio Pessoa|Estadão

 

Berinjela aperitivo 

Essa é uma conserva de berinjela muito delicada, sem nenhum amargor – bem, isso desde que você siga as instruções de preparo. A suavidade do tempero, que tem o adocicado da uva-passa e o toque da pimenta calabresa, é perfeito para começar uma refeição com pratos principais de tanta personalidade. Confira o passo a passo.

Receita de berinjela aperitivo

Receita de berinjela aperitivo Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Musse de camarão

A base dessa receita está no livro 400g – Técnicas de Cozinha, de Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli. É uma fórmula básica para musses frias: 900g de purê base (no caso, é o camarão cozido no vapor e batido no processador), 30g de gelatina (incolor), 240 ml de líquido (no caso, leite de coco) e mais 500 ml de agente aerador (claras em neve e/ou creme de leite – neste caso, o segundo). Com essa fórmula você pode fazer diferentes musses, basta respeitar a proporção e ir trocando os ingredientes – coração de alcachofra, salmão defumado, presunto, queijos, agrião…

Musse de camarão.

Musse de camarão. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Mussarela ao limão-siciliano

Combinação aparentemente inusitada entre mussarela de búfala, limão-siciliano e anchovas, mas o resultado é surpreendente - que bela entrada! É bem simples de fazer, o mais difícil é tirar o miolo do limão. Veja a receita completa.

A receita de mussarela com limão é simples e sucesso garantido

A receita de mussarela com limão é simples e sucesso garantido Foto: Gabriela Bilo|Estadão

 

Abobrinha com tomate cereja e molho de pimentão vermelho

Preparo rápido e simples, cheio de sabor. As abobrinhas são escaldadas e o molho é feito separadamente com pimentão, alho, azeite, mostarda, vinagre, suco de limão, páprica e caiena. Confira o passo a passo.

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

 

Bolinho de bacalhau

Quer começar a comer bacalhau logo nos aperitivos? Vamos começar com um clássico. Desfie o bacalhau. Em uma tigela, misture bem os ingredientes, até obter uma massa encorpada. Com uma colher, retire porções da massa e molde-as na mão. Frite os bolinhos, aos poucos, no azeite quente e deixe escorrer sobre papel absorvente. Bom para aproveitar as sobras do bacalhau que não foi utilizado para o prato principal. Veja a receita completa.

Bolinho de bacalhau.

Bolinho de bacalhau. Foto: Márcio Fernandes/Estadão

 

Filé de bacalhau à romana

Da mistura de cerveja com farinha e temperos, sai a massa que vai envolver o bacalhau cortado em tiras. Mais um tiragosto temático que irá agradar a família na Páscoa. Aprenda a fazer aqui

Receita de filé de Bacalhau à romana do Restaurante Ella

Receita de filé de Bacalhau à romana do Restaurante Ella Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Bacalhau amanteigado

José Barattino ensina a fazer essa receita simples que pode valorizar o bacalhau que você comprou no mercado. O peixe é cozido no leite e levado à batedeira até virar uma pasta, banhada no azeite. Sirva com torradas. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Salada de bacalhau cru com limão e malagueta

Bacalhau desfiado e dessalgado pode ser comido até cru. Confira a receita dessa entrada criada por Vitor Sobral e Luis Espadana, da Tasca da Esquina. Não vai levar mais de 20 minutos do seu tempo. 

Salada

Salada Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Panacota de burrata com compota de tomate

Para fechar a lista de opções de entradas para o almolço pascal, uma bela panacota de queijo burrata acompanhada de uma refrescante compota de tomate. Refrescante e saborosa na dose certa. Veja como fazer.  

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

*Caderno de receitas publicado originalmente em 2018. Atualizado pela última vez em março de 2021.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.