Paladar

Receitas

Receita

Vive la France! Aprenda a fazer 15 pratos franceses clássicos

Neste 14 de julho, Queda da Bastilha, faça receitas como croque monsieur e tarte tatin

14 de julho de 2021 | 13:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Em 14 de julho 1789, a Bastilha caiu na França pelas mãos de rebeldes indignados. Marco da Revolução Francesa, a data é o principal feriado francês, sempre comemorado com grande festa em Paris. Nossa homenagem fica dentro da cozinha, veja como fazer quinze dos pratos mais clássicos franceses. 

Suflê de gruyère

Em francês, o termo soufflé significa “soprado”, adotado pela aparência estufada do prato criado na França no fim do século 18. Mas foi no século 19 que a fama do prato cresceu, quando o “chef dos reis” Marie-Antonin Carême chamou o suflê de “a rainha das massas quentes” em referência à dificuldade de preparação. Veja a receita.

Suflê de gruyère, do chef Raphael Despirite.

Suflê de gruyère, do chef Raphael Despirite. Foto: Gabriela Biló

 

Croque monsieur

Ele nasceu de um acidente: o sanduíche de presunto e queijo do trabalhador francês foi esquecido em lugar muito quente na fábrica e o pão murcho ficou crocante, o queijo derreteu e voilà – nascia um clássico. Se a história é verdadeira, não se sabe? Bem… o fato é que, em 1910, ele começou a aparecer nos cafés parisienses. Ganhou sabores até chegar à fórmula atual, tostado e com molho bechamel. Veja a receita. 

Croque monsieur 

Croque monsieur  Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Sopa de cebola

A sopa gratinada de cebola é uma especialidade lionesa, mas ficou famosa em Paris, onde virou um clássico de fim de noite. Era servida na madrugada no mercado de Les Halles (que fechou em 1970), o que transformou o lugar em ponto de encontro de artistas, boêmios e intelectuais. Confira como fazer. 

Sopa de cebola.

Sopa de cebola. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Steak tartare 

Receita clássica dos bistros, o prato francês de carne crua é fácil de preparar em casa. Confira como fazer.  

 

  Foto: Bruno Geraldi|Divulgação

 

Brioche 

Ele virou símbolo de frivolidade por causa de uma frase que Maria Antonieta possivelmente não disse: “Se o povo não tem pão, que coma brioche”. Mas o fato é que o brioche é, sim, um pão rico. Uma das melhores receitas da boulangerie francesa, este misto de pão e bolo não é difícil de preparar, mas tem os seus caprichos. Veja a receita aqui. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel

Galette é uma torta salgada rústica, uma receita francesa em que as bordas são dobradas sobre a própria massa. Ela não costuma ter molho, só uma cobertura - quanto mais linda e convidativa, melhor. É fácil de preparar, mas deve ser assada pouco antes de servir para não perder a leveza e a crocância da massa. Veja como fazer. 

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel.

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel. Foto: codo Meletti/Estadão

 

Flamiche de queijo gruyère e alho-poró

Esta torta, recheada com uma mistura de queijo gruyère, presunto, ovos e alho-poró, é uma especialidade do norte da França. A receita é fácil e rápida. Aprenda como fazer. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Terrine de campanha

O patê de Campagne é uma das entradas mais tradicionais da França. Reconfortante, leva linguiça moída, um pouco de pão picado para dar textura, grãos de zimbro, vinho do Porto e conhaque, cebola refogada… Veja a receita.

08-09-15 SAO PAULO |SP | PALADAR| PRATO DO DIA| Na foto Terrine de Campanha. FOTO GABRIELA BILO| ESTADAO

08-09-15 SAO PAULO |SP | PALADAR| PRATO DO DIA| Na foto Terrine de Campanha. FOTO GABRIELA BILO| ESTADAO Foto: GABRIELA BILO

 

Boeuf bourguignon

Receita clássica francesa é perfeita para o frio por se tratar de um prato robusto e de preparo é um tanto demorado. A rigor, o boeuf bourguignon é apenas um picadinho de carne com vinho, cebola, cogumelos e bacon, um clássico francês, que nasceu caseiro na região da Borgonha. Confira como fazer. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Camarão à provençal

Manteiga, alho e salsinha fazem o molho. Esta é uma versão do camarão à provençal que fez a fama do restaurante francês La Paillote (hoje fechado) na capital paulista. Confira a receita

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Aligot

A clássica receita francesa que combina purê de batatas com uma quantidade quase obscena de queijo, de textura elástica e única, é um convite aos chefs a testarem seu nível de técnica.  A receita é simples, pede poucos ingredientes: batatas, queijo, creme de leite, manteiga e sal, mas guarda alguns segredos, veja como fazer. 

Técnica. Para alcançar a textura elástica e única do aligot, é preciso atenção aos detalhes 

Técnica. Para alcançar a textura elástica e única do aligot, é preciso atenção aos detalhes  Foto: Suzanne DeChillo

 

Salada francesa de batata bolinha

Esta salada francesa de batata vai bem em qualquer época do ano. A diferença é que no verão, deve ser gelada, e nos dias frios, fica melhor em temperatura ambiente – ou mesmo quase morna. Veja a receita. 

Deliciosa salada de batatas

Deliciosa salada de batatas Foto: Alex Silva|Estadão

 

Tarte tatin

Clássica das clássicas, essa torta de origem francesa é fácil de fazer, mas é preciso seguir alguns truques. Ela combina a acidez das maçãs com a doçura do caramelo e a crocância da massa fininha. O chef Benny Novak, do Ici Bistrô, ensina como fazer. Confira como fazer.

Clássica tarte tatin, com maçã e caramelo, do Ici Bistrô.

Clássica tarte tatin, com maçã e caramelo, do Ici Bistrô. Foto: Bruno Geraldi

 

Mousse de chocolate perfeita

O mais puro e intenso gosto do chocolate transformado em delicada nuvem cremosa e aveludada (mousse, em francês, quer dizer espuma) tem por essência sua simplicidade, porém envolve muita técnica. Uma receita da clássica sobremesa francesa fácil, deliciosa e à prova de erros. Veja como fazer.

Mousse de chocolate 

Mousse de chocolate  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Éclair

Feitas com a tradicional massa choux, as èclairs podem ter diversos recheios e coberturas. Essas aqui são de chocolate. Veja a receita. 

Éclair.

Éclair. Foto: Filipe Araújo/Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.