Paladar

Receitas

Receita

Jessica Emily Marx|NYT
Jessica Emily Marx|NYT

Aprenda a fazer o brownie perfeito: denso, macio e com muito chocolate

A massa desse bolo compacto tem apenas cinco ingredientes. Depois de aprender o básico, aventure-se por diferentes variações; confira nove receitas

28 fevereiro 2018 | 15:48 por Redação Paladar

Brownie é um bolinho compacto de chocolate. Com a crosta crocante e a massa macia, untuosa, quase puxa-puxa, é um dos bolos mais consumidos no mundo. Ícone do receituário americano, ele tem uma diferença básica em relação ao bolo de chocolate comum: não leva fermento. Por isso não cresce.  

A fórmula básica tem apenas cinco ingredientes: açúcar, cacau, manteiga, farinha e ovos. Mas a receita também comporta bem ingredientes como nozes, castanhas, frutas frescas e secas, café, uísque, licor, ganache, chips de chocolate, caramelo…    

 

  Foto: Jessica Emily Marx|NYT

Mas a alma do brownie está mesmo massa, bem macia e com alta concentração de chocolate. Para isso, duas dicas: use o melhor chocolate (seja em barra, chips, pó ou até mesmo cacau) que você puder; e cuidado com a temperatura do forno para o que o bolo não asse demais. O ideal é interromper o cozimento assim que se formar uma casquinha no topo, pois o brownie deve estar úmido por dentro.

Ficou com água na boca?

Na hora de combinar os ingredientes básicos, há duas técnicas possíveis. Na primeira, mais popular, a manteiga é derretida (em banho-maria ou no microondas) junto com o chocolate. A essa mistura são incorporados os ovos, um por vez, e, depois, os ingredientes secos. O resultado é um brownie bem macio, que lembra um bolo compacto de massa úmida. A segunda opção é bater os ovos com o açúcar até tudo dobrar de tamanho e ficar bem espumoso. Então, entram chocolate e manteiga derretidos e os ingredientes secos. Assim, a massa fica ainda mais molhadinha, mais grudenta. 

Para achar um receita para chamar de sua, confira as várias opções de brownie abaixo, criadas pelos confeiteiros Arnor Porto, Rafael Barros, Carolina Brandão, Helô Monteiro, Carole Crema e Julia Moskin. 

 

1. Brownie de chocolate

Começando pelo básico, uma receita que todos merecem ter no seu arsenal pessoal. É feita com o método clássico e chocolate meio amargo.   

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

2. Brownie de chocolate com nozes

Um dos ingredientes que mais combinam com um bom brownie de chocolate são as nozes. Podem ir picadas grosseiramente na massa ou até como decoração por cima.  

Brownie com nozes.

Brownie com nozes. Foto: Felipe Rau|Estadão

 

3. Brownie de chocolate com cream cheese

O cream cheese vai para congelador, é cortado em cubos e, depois, é colocado entre duas camadas de massa. Contrasta bem com o sabor do chocolate e ainda contribui para a textura cremosa.  

Brownie com cream cheese.

Brownie com cream cheese. Foto: Alex Silva|Estadão

 

4. Brownie de chocolate com caramelo salgado

A combinação de chocolate amargo com caramelo docinho e toques de sal não é modinha, é um equilíbrio perfeito de sabores. Nessa receita, aprenda também a nunca mais errar no caramelo.  

 

  Foto: Jessica Emily Marx|NYT

 

5. Brownie de chocolate com banana

Também chamado de monkey (macaco, em inglês) brownie, leva rodelas da fruta por cima da massa.  

 

  Foto: Estadão

 

6. Brownie molhadinho de chocolate 

Feito com a segunda técnica, a massa fica bastante densa a úmida. É uma ótima opção para servir com sorvete de creme.  

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

7.  Brownie de chocolate branco com castanha-do-pará

Quer dar uma nova personalidade para o seu brownie? Aposte nessa receita com chocolate branco e castanhas. A cor muda, mas a textura segue perfeita.  

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

8. Brownie com gotas de chocolate e calda quente

Uma receita simples que, feita em aros individuais, vira uma sobremesa indulgente e com ares de sofisticação.  

 

  Foto: Julio Kohl|Estadão

 

9. Contraste de chocolate com caramelo salgado 

Aqui, o brownie é feito bem baixinho e vira a estrutura de uma sobremesa que leva ainda creme de caramelo salgado e sorvete de baunilha. 

Contraste de chocolate com caramelo salgado.

Contraste de chocolate com caramelo salgado. Foto: Roberto Seba/Estadão