Paladar

Receitas

Receita

Filipe Araújo|Estadão
Filipe Araújo|Estadão

Aprenda a usar pistache em pratos doces e salgados

Uma seleção de receitas com a noz que empresta sua cor verde aos pratos

06 abril 2018 | 18:01 por Redação Paladar

Com origem no Oriente Médio e consumido há milhares de anos, o pistache é o fruto da pistacia, árvore de pequeno porte. Atualmente é encontrado no sul da Europa e Ásia menor e na Califórnia, um dos grandes produtoras mundiais. No Brasil, todo o pistache consumido é importado. 

A amêndoa, verdinha, é protegida por uma casca dura. Além de ser consumido seco e salgado, como aperitivo, o pistache tem diferentes usos na culinária, podendo ser usado inteiro, em lascas, moído, ou transformado em pasta. Confira grandes receitas que levam o pistache. 

 

Cordeiro em crosta de pistache com cebolas echalotes e pimentões

Neste preparo de Luca Gozzani, o pistache picado forma uma camada na superfície da massa que envolve o cordeiro. Corte o carré em pedaços e grelhe na chapa por 30 segundos de cada lado. Disponha os pedaços em uma assadeira e cubra-os com uma camada fina da massa de pão e espalhe o pistache. Leve ao forno até dourar, aproximadamente quatro minutos. Confira o preparo completo.

 

  Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Uma receita de Ana Soares, do Mesa III, para dar cor e crocância para o seu arroz e deixá-lo com cara de prato principal. O pistache e a amêndoa são fritos e misturados ao grão pré-cozido. 

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Cuscuz marroquino verde

Mesmo que você não seja fã de cuscuz de semolina, dê uma chance a esta receita – os grânulos de sêmola são misturados a um pesto de ervas, o que deixa a base do prato muito saborosa. Além disso, ele leva cebola, pistache e feta. Ideia de Yottam Ottolenghi, chef fascinado por legumes e verduras que reflete em seus pratos todas as influências gastronômicas que recebeu na infância em Jerusalém.

Cuscuz verde. 

Cuscuz verde.  Foto: Alex Silva/Estadão

 

Panna cotta de pistache com calda de chocolate

O grande diferencial dessa sobremesa é a pasta de pistache, que serve como base da panna cotta, juntamente com o creme de leite e a essência de baunilha. A calda de chocolate finaliza o doce.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Semifreddo a base de mel e frutas cristalizadas com calda de morango

Um preparo genuinamente italiano, refrescante e adocicado. Aqui o pistache tem status nobre, ele vai na base do semifreddo e também serve como decoração. Uma boa sobremesa para impressionar as visitas.

Receita de semifreddo a base de mel e frutas cristalizadas de e Carole Crema, do La Vie en Douce

Receita de semifreddo a base de mel e frutas cristalizadas de e Carole Crema, do La Vie en Douce Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Verrine de brigadeiro com farofa de pistache

Esta verrine, de execução simples, é composta por duas camadas: o brigadeiro e a farofa, que leva pistache triturado e açúcar de confeiteiro. Na montagem, os dois preparos vão se intercalando no recipiente

Brigadeiro alternado com farofa

Brigadeiro alternado com farofa Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

Torta cremosa de chocolate com pistache

Massa de pão de ló, recheio de pistache e de chocolate compõem essa deliciosa sobremesa. Para finalizar, ganache e pistache cristalizado, com raspas de chocolate, de cobertura. Prepare em casa.

Torta cremosa de chocolate com pistache, receita de Arnor Porto, chef pâtissier do Emiliano

Torta cremosa de chocolate com pistache, receita de Arnor Porto, chef pâtissier do Emiliano Foto: Filipe Araújo|Estadão