Receitas

Receitas

Arroz carreteiro ou Maria Isabel

Aprenda a preparar a receita do chef Paulo Machado, que fazem parte das comitivas pantaneiras

por Redação Paladar

Arroz carreteiro ou, quando leva banana, Maria Isabel.

Arroz carreteiro ou, quando leva banana, Maria Isabel. Foto: Higor Maranho

Embora a versão tradicional leva carne-de-sol, alho e arroz, existem inúmeras variações da receita. Essa, do chef Paulo Machado, inclui banana e recebe o nome de Maria Isabel - receita típica de Cuiabá (MT). E o chef usa bacon no lugar de banha de porco. “É mais fácil de achar e traz um sabor delicioso ao prato. A seguir, confira o passo a passo da receita. 

Preparo

1Deixe a carne-de-sol de molho na água, na geladeira, por pelo menos duas horas. Se optar por usar carne-seca, apenas lave para tirar o excesso de sal.
2Em uma panela, aqueça 400 ml de óleo de milho e frite as rodelas de banana até dourar. Escorra em papel absorvente e reserve-as.
3Numa panela grande, frite a carne lampinada (para fazer esse corte: primeiro corte a carne em tirinhas, depois incline a lâmina da faca e vá contando as pontas da carne. Vão ficar uns cortes triangulares meio irregulares) e o bacon nos 100 ml de azeite ou óleo restantes. Quando começar a dourar, junte a cebola, a pimenta e refogue por mais alguns minutos e adicione o alho amassado.
4Quando tudo estiver corado e um fundinho aparecer na panela, junte  o arroz e frite-o até que comece a ficar transparente. Junte então a  água, mexa para acomodar os ingredientes e cozinhe em fogo brando  até que o arroz fique macio e a água seque. Tampe a panela e deixe-o descansar por pelo menos cinco minutos. Ajuste o sal e sirva com a banana e o cheiro verde por cima. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?