Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz com carne-seca e minimoranga assada

Carne-seca com abóbora é uma combinação clássica e deliciosa; nessa receita, os temperos e os detalhes deixam o prato especial

por Patrícia Ferraz

Arroz com carne-seca e minimoranga assada.

Arroz com carne-seca e minimoranga assada. Foto: Codo Meletti/Estadão

Esse prato ficou delicioso, mas não vou mentir pra você: usei arroz que estava pronto na geladeira e carne-seca de caixinha - é crime de lesa-gastronomia, eu sei, mas sempre tenho em casa porque a carne-seca já é cozida e desfiada, basta lavar numa peneira e usar.

Tudo começou quando comprei umas minimorangas, que estavam lindas, cortei em gomos, temperei com sal, azeite, um toque de canela, um fio de mel e pimenta-do-reino moída na hora. Coloquei para assar enquanto pensava como aproveitá-las. Fiz a combinação óbvia de carne-seca com abóbora, mas os detalhes deixaram o prato especial. Refoguei a cebola roxa com azeite, a carne-seca com um pouco de cachaça e o arroz em manteiga de salsinha e alho. Fácil, fácil.  

Preparo

1Corte as minimorangas em gomos, ponha em uma assadeira, tempere com azeite, sal, pimenta, mel e uma pitada de canela em pó. Asse em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos até começar a amolecer (vá testando para não deixar passar do ponto, senão ela desmancha). Tire do forno e reserve.
2Aqueça meia xícara de azeite em uma frigideira e refogue a cebola até murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
3Coloque a outra meia xícara de azeite e junte a carne-seca à cebola refogada. Espere aquecer, ponha a cachaça e refogue por mais dois minutos.
4Ponha a manteiga em uma panela grande (que comporte o arroz e a carne seca). Assim que derreter, ponha o alho e refogue por um minuto — não deixe escurecer. 
5Coloque o arroz e a salsinha e refogue até aquecer. Junte a carne-seca e a cebola refogadas e mexa. Distribua os gomos de abóbora.

 

Ficou com água na boca?