Receitas

Receita

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz com champanhe, especiarias e frutas secas

Prato tem grãos temperados com açafrão, que simbolizam a riqueza; frutas secas e castanhas, para atrair fartura; e um espumante, que arremata a celebração

28 de dezembro de 2021 | 05:00 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

Exemplo perfeito de arroz de festa de fim de ano, esse prato junta, de maneira deliciosa, vários elementos que não podem faltar na mesa de Réveillon. Tem grãos temperados com açafrão, que simbolizam a riqueza; frutas secas e castanhas, para atrair fartura; e um espumante, que arremata a celebração. A base do prato é uma manteiga de alho, delicadíssima, com especiarias, que faz excelente contraste com as frutas secas.

Boa sugestão para prato de Réveillon, este arroz leva especiarias, nozes e castanhas

Boa sugestão para prato de Réveillon, este arroz leva especiarias, nozes e castanhas Foto: Tiago Queiroz/Cerâmica Susana Custódio Ateliê

Ingredientes

De 6 a 8 pessoas

- 3 xícaras de arroz

- 6 xícaras de água fervente 2 colheres (chá) de açafrão em rama ou em pó

- Especiarias a gosto: ¼ de colher de chá de cada uma (usei pimenta caiena, canela, cravo, noz moscada, páprica e gengibre)

- 1 cebola bem picadinha

- 2 colheres (sopa) de óleo

- Sal a gosto

- 100g de manteiga

- 2 dentes de alho inteiros sem casca

- 1 xícara de vinho espumante seco

- Nozes, castanhas e frutas secas a gosto para decorar

Preparo

Fácil: 25 minutos

1Aqueça o óleo em uma panela grande que tenha tampa e refogue a cebola até ficar transparente.
2Ponha o arroz na panela e refogue, mexendo, por uns dois minutos. Misture o açafrão à água fervendo e despeje na panela de arroz. Mexa, tampe a panela, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Tire do fogo e reserve.
3Derreta a manteiga com os dentes de alho inteiros em outra panela e deixe cozinhar um pouco para dar gosto. Acrescente as especiarias, o espumante e deixe cozinhar por uns 2 minutos para evaporar o álcool.
4Tire os dentes de alho da panela e despeje o arroz cozido, aos poucos, misturando para envolver o molho. Se ficar molhado demais, deixe secar (não é risoto!).
5Transfira para a travessa de servir, decore com as nozes e as castanhas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?