Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz com ervas

Perfeito para acompanhar carnes e peixes, este arroz leva uma mistura de ervas frescas com pimentas, cebola e alho

por Patricia Ferraz

Pode não parecer, mas este arroz é um show! Ele leva uma mistura de ervas frescas - salsinha, coentro, hortelã, manjericão e alho, um pesto sem azeite. Pimentas, malagueta e pimenta-do-reino em grãos. Além disso, cebola e sal.

Adaptei essa receita do livro Menu para Jantar de Amanda Hesser (Cia de Mesa),. Mexi apenas em algumas quantidades, especialmente o alho, troquei os 8 dentes sugeridos por 2 dentes pequenos, ficou saboroso, mas suave. Reduzi também a cebola e também troquei o arroz desta vez, para simplificar, usei o arroz comum, mas você pode usar o basmati ou o jasmim.

A preparação começa na boca do fogão e termina no forno, portanto, use uma panela que possa ir ao forno. O tempo de preparo é quase o mesmo do arroz comum, 5 minutos a mais apenas. Esse arroz de ervas é perfeito para acompanhar carnes e peixes

Arroz de ervas 

Arroz de ervas  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo 

1Aqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.
2Ponha a água para ferver com 1 colher (de sopa) de sal
3Ponha as folhas, o alho e a pimenta fresca num processador e bata para formar uma pasta -- se precisar, adicione um pouco de água. Tempere com uma pitada de sal.
4Coloque o óleo em uma panela que possa ir ao forno, aqueça, adicione a folha de louro e os grãos de pimenta e deixe refogar até começar a exalar perfume (um minuto mais ou menos). 
5Junte a cebola e refogue até murchar, mexando. Acrescente metade do pesto de ervas, mexa bem. Ponha o arroz e a manteiga, refogue, mexendo por dois minutos e despeje a água fervendo. Mexa para misturar, tampe a panela e transfira a panela tampada para o forno. 
6Cozinhe o arroz no forno em temperatura baixa por 20 minutos (aos 15, levante a tampa e cheque o ponto).
7Tire a panela do forno e deixe o arroz descansar, por cinco minutos. Abra a panela, tire a folha de louro,  afofe os grãos com a ajuda de um garfo e misture o pesto restante, o azeite e o vinagre. Mexa bem e sirva como acompanhamento de carnes ou peixes.

 

Ficou com água na boca?